141 views 2 mins

Trump manda cessar home office

em Tecnologia
terça-feira, 28 de janeiro de 2025

Todos os órgãos do governo federal americano receberam instruções do Office of Personnel Management (OPM) para que tomem medidas extinguindo a possiblidade de trabalho na modalidade home office.

Vivaldo José Breternitz (*)

Na nota, Charles Ezell, chefe interino do OPM, disse que a determinação é dada em função de determinação baixada por Donald Trump e que o trabalho deve voltar a ser presencial em tempo integral, ressalvadas algumas exceções.

Segundo Ezell, citando um recente relatório do Congresso, o home office praticamente irrestrito tornou os serviços governamentais menos eficientes e dificultou a supervisão e o treinamento dos funcionários do governo. Esse relatório acusou o governo Biden de “não ter feito nenhum esforço real para determinar os efeitos do home office generalizado”.

Ainda segundo o relatório, embora o governo Biden tenha falado em benefícios do home office, não existem dados concretos que justifiquem essa afirmação, trazendo ainda acusações aos sindicatos no sentido de terem abusado do processo de negociação coletiva para garantir o home office em tempo integral indefinidamente, impedindo qualquer exigência de retorno aos escritórios.

O relatório conclui dizendo que há evidências de que o home office generalizado está prejudicando os serviços voltados ao cidadão, e recomenda que qualquer trabalho na modalidade home office deve ser rastreado por meio de sistemas automatizados.

Enquanto isso, aqui no Brasil…

(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas – vjnitz@gmail.com.