180 views 4 mins

Transformação digital: por escolha ou necessidade?

em Tecnologia
quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Marcelo Carreira (*)

A transformação digital pode ser a maior palavra-chave dos últimos anos. Mas também pode ser o empreendimento mais importante que sua empresa cultiva. Embora signifique coisas distintas para diferentes organizações, a evolução é vital para acompanhar os gestores e líderes do setor em um mercado em rápido crescimento. Nos últimos tempos, nem todos os esforços de transformação digital foram planejados.

A Covid-19 deixou muitas empresas em uma situação vulnerável, exigindo atualizações urgentes simplesmente para permanecerem operacionais. Seguindo em frente, o sucesso nesta nova era digital exigirá previsão e planejamento cuidadoso – com uma compreensão profunda de como será o futuro do trabalho na nova era digital. Algumas organizações acreditam que utilizando apenas planilhas, e-mails e telefonemas são suficientes para gerenciar uma força de trabalho remoto.

E embora isso possa ser verdade para uma pequena operação, esses métodos são simplesmente insustentáveis para uma empresa em crescimento. O mesmo se aplica ao envelhecimento do software de gerenciamento de dados. Gerenciar uma força de trabalho móvel de próxima geração requer tecnologia ágil que pode ser configurada e estendida para atender às necessidades específicas de sua organização e de suas pessoas.

Isso inclui a capacidade de se integrar a outros novos sistemas que fazem parte de uma maior estratégia de transformação digital. Há uma transformação complementar acontecendo dentro dos negócios em todo o mundo ao lado do digital, e esse é o crescente domínio dos dados. Enquanto os recursos digitais melhoram para permitir maior captura e armazenamento de números operacionais e de vendas, a corrida continua para transformar esses conjuntos de dados em insights de negócios valiosos que levam a tomada de decisões informadas a novos patamares.

A captura e análise de dados é um componente-chave dos sistemas baseados em nuvem, onde os recursos são pré-construídos no software e formam um componente central do serviço oferecido. Você não precisa mais de inúmeras horas-homem para vasculhar conjuntos de dados díspares, tentando entender os números. Novas plataformas fazem o hack funcionar para você: fornecendo insights claros que facilitam relatórios, revisões e conformidade.

Os avanços em inteligência artificial e aprendizado de máquina oferecem infinitas possibilidades à medida que avançamos da revolução industrial do século XVIII para a quarta revolução industrial em 2020 e daqui para frente. Ao procuramos alavancar a robótica de maneiras novas e inimagináveis, a inteligência artificial oferece oportunidades sem precedentes para resolver desafios de negócios antigos.

As principais empresas globais estão rapidamente construindo sua “segunda força de trabalho” de IA, que opera nos bastidores e libera os trabalhadores humanos para fazer o que os seres humanos fazem melhor: falar, relacionar, analisar e imaginar. Ao entregar tarefas manuais e repetitivas à IA, recebemos de volta a única coisa que o dinheiro não pode comprar: tempo.

À medida que avançamos em direção a um mundo pós-covid, as tecnologias inteligentes percorrerão um longo caminho para a construção de uma marca empregadora invejável que atenda efetivamente às necessidades de uma força de trabalho da próxima geração.

(*) – É Diretor de Marketing da Access (www.access.org.br).