46 views 3 mins

Threads segue crescendo

em Tecnologia
quinta-feira, 11 de julho de 2024

A rede social Threads, lançada pela Meta para concorrer com o Twitter, agora chamado X, depois de ter sido adquirido por Elon Musk, completou seu primeiro aniversário em 5 de julho.

Vivaldo José Breternitz (*)

De acordo com dados oficiais da Meta, a rede social atualmente possui 175 milhões de usuários ativos mensais, um aumento de 25 milhões em relação a abril deste ano.

Em julho de 2023, enquanto muitos usuários e anunciantes abandonavam o Twitter, preocupados com as mudanças efetuadas por Elon Musk, o Threads estreava de forma espetacular: em poucos dias, o aplicativo foi baixado mais de 100 milhões de vezes, principalmente graças à sua conexão com o Instagram.

Mas a rede social pretende crescer muito mais, como disse Adam Mosseri, o chefe do Instagram e do Threads ao portal Platformer: “levará tempo para que fiquemos maiores que o X, mas considerarei um fracasso se não conseguirmos”. O Twitter não divulga informações acerca do número de seus usuários, mas fontes independentes avaliam que eles são entre 250 e 340 milhões.

O italiano Vincenzo Cosenza, consultor nas áreas de marketing e inovação, disse à agência de notícias Ansa que o Threads, por enquanto, tem um crescimento muito impulsionado por seus irmãos Instagram e Facebook, onde é divulgado com o objetivo de atrair usuários.

Disse também que o aplicativo é muito focado na compartilhamento de interesses, desde que não sejam políticos e que essa postura é adotada pela Meta para evitar problemas como os que o X vem enfrentando. No entanto, esse foco não permite que o Threads substitua o X, que se baseia muito em política, atualidades e notícias em tempo real, com muito pouca moderação.

Essa briga deve ter desdobramentos, não causados por fatores técnicos ou de mercado, pois Mark Zuckerberg, o chefe da Meta e Elon Musk estão deixando cada vez mais explícitas suas divergências de caráter pessoal.

(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da FATEC SP, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas – [email protected].