98 views 3 mins

Tesla anuncia o início da produção de caminhões

em Tecnologia
sexta-feira, 07 de outubro de 2022

A Tesla iniciou a produção de caminhões elétricos e começará a entrega-los em dezembro próximo, conforme anunciou Elon Musk em mensagem postada em uma rede social.

Vivaldo José Breternitz (*)

Os caminhões serão do tipo semirreboque, ou semi-truck, como são chamados nos Estados Unidos.

A empresa anunciou o Tesla Semi em 2017, quando disse que pretendia começar a fabrica-los em 2019, o que não aconteceu. No início de 2020 Musk disse aos seus funcionários que o veículo já estava em produção em pequeno volume e que estava chegando a hora de partir para a produção em escala industrial.

Em abril daquele ano, no entanto, a Tesla anunciou que iria iniciar as entregas apenas em 2021. Todos esses anúncios e recuos estão de acordo com o estilo Musk: produzir factoides de forma a manter-se, e às suas empresas, na mídia.

Também em 2021 os Semi não entraram em produção. Desta vez, a Tesla disse que as entregas seriam iniciadas em 2022, devido à escassez de suprimentos que afetava a indústria automobilística.

A empresa não disse claramente que os problemas ligados à cadeia de suprimentos estão superados, mas ao que parece começou a construir os veículos e deve ter peças suficientes para construir os destinados ao seu primeiro cliente, a Pepsi, que encomendou 100 veículos em dezembro de 2017.

Segundo o portal TechCrunch, outras grandes empresas, como Budweiser, Walmart e UPS, também encomendaram o Semi à montadora, que em maio deste ano, passou a aceitar reservas de novos clientes, mediante depósito de US$ 20 mil.

Os veículos custarão entre 150 e 180 mil dólares, podendo rodar até 500 milhas antes de que seja necessário recarregar sua bateria. Segundo a Tesla, os custos de operação e manutenção do Semi serão menores que o dos veículos convencionais, gerando economias que podem chegar a US$ 200 mil nos primeiros três anos.

Dezembro de 2022 está muito próximo, e talvez o que foi prometido para 2019 acabe chegando em 2023 – se chegar…

(*) É Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas.