O ano de 2024 trará novidades para movimentar o mercado de tecnologia da informação (TI), de acordo com o Relatório de Tendências da Gartner, uma empresa de consultoria em tecnologia, publicado em outubro deste ano. O documento aponta para os principais direcionamentos do setor, que incluem a democratização da Inteligência Artificial Generativa (GenAI); Gerenciamento de Confiança, Risco e Segurança da Inteligência Artificial (TRiSM); Aplicações Inteligentes; Gestão Contínua de Exposição a Ameaças; Plataformas de Nuvem na Indústria, entre outros. Segundo o relatório, os investimentos em TI devem ultrapassar os US$ 5 trilhões de dólares em 2024, o que representa um aumento de 8% em relação a 2023.
Giuliana Corbo, CEO da Nearsure, que se dedica a conectar talentos de TI da América Latina com o mercado norte-americano, comenta os impactos destas tendências e a importância estratégica de preparar empresas e colaboradores para os desafios do próximo ano.
“A forte presença da IA nas mais diversas áreas de TI, além dos investimentos em machine learning, apontam para um movimento que já havíamos notado nas demandas das empresas norte-americanas. É importante destacar que a preparação para lidar com estas tendências é contínua, tanto na capacitação dos colaboradores, quanto na gestão das empresas que precisam se adaptar a este novo cenário”, esclarece Giuliana.
Apostas para o mercado de TI em 2024
A democratização da Inteligência Artificial Generativa (GenAI) é uma das principais tendências tecnológicas para 2024. As informações coletadas pela Gartner mostram que a GenAI está alcançando um público maior pela convergência de modelos massivamente pré-treinados, computação em nuvem e código aberto, tornando esta abordagem acessível a todos. O relatório prevê que mais de 80% das organizações usarão aplicativos e soluções de GenAI em ambientes de produção até 2026.
“A IA cresce com os usuários e com as necessidades que surgem nos mais diversos setores. Essa democratização é a responsável por saltos tecnológicos que tendem a mover empresas, indústrias e o mercado em geral. É importante ressaltar que cada ferramenta necessita de profissionais capacitados e criativos que possam aplicar as melhores estratégias. O compartilhamento traz mais acesso, mas também uma responsabilidade maior sobre as novas tecnologias”, comenta a CEO.
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