Letícia Araújo (*)
A educação corporativa é um dos principais pilares de todo negócio, capaz de proporcionar contribuições importantes para o desenvolvimento dos profissionais e, consequentemente, da empresa. Com os avanços tecnológicos, o que não faltam são recursos tecnológicos que possibilitam a melhor experiência de aprendizagem.
Mas, muito além de ter em mãos tais mecanismos, os responsáveis por comandar estes conteúdos devem buscar metodologias de ensino que ancorem o aprendizado dos adultos, incorporando a andragogia na escolha da melhor tecnologia a ser aplicada nas soluções corporativas digitais. Fortemente impulsionado pela pandemia, os treinamentos online se mostraram tão promissores quanto os presenciais.
Além de proporcionar mais agilidade na difusão do conhecimento, eles permitem uma maior abrangência de pessoas sendo treinadas ao mesmo tempo – assim como a padronização, reprodução facilitada e atualização ágil de aulas. E, embora cada um tenha suas próprias preferências de aprendizado, com técnicas e estilos que trazem melhores resultados, com a tecnologia esse processo pode ser facilmente personalizado e direcionado para cada público, permanecendo alinhadas ao direcionamento estratégico das organizações.
Em uma pesquisa feita pela consultoria Global Market Insights, o mercado internacional de educação corporativa digital ultrapassou US$ 200 bilhões de investimentos, com expectativas ainda maiores de crescimento para os próximos anos. Não há dúvidas da importância dessa estratégia para a capacitação e desenvolvimento dos profissionais – contudo, é imprescindível que os treinamentos online estejam sempre atrelados a metodologias assertivas para a educação de adultos.
A pedagogia comumente utilizada em diversas instituições de ensino não possui técnicas igualmente eficazes à população com idade superior aos 23 anos, uma vez que são direcionadas prioritariamente a crianças e adolescentes. Muitos estudos, inclusive, mostram que os adultos necessitam de métodos particulares para obterem resultados diferenciados – como, por exemplo, serem colocados no centro do processo de aprendizagem, levando em consideração suas experiências, cotidiano e a aplicabilidade dos conhecimentos que serão adquiridos. São essas técnicas que compõem o conceito da andragogia.
Junto a este direcionamento, o uso da tecnologia é extremamente benéfico. Ferramentas e recursos digitais que viabilizam a aprendizagem significativa, colaborativa e adaptativa, se tornam valiosos aliados na aplicação de métodos andragógicos na educação corporativa online. Como exemplo, muitas plataformas são capazes de identificar os conhecimentos e experiências prévios de um profissional para, a partir disso, desenvolver uma trilha de aprendizagem específica para as suas necessidades.
Muito além de contratar apenas com base nas competências técnicas, garantir a capacitação e treinamento dos colaboradores se tornou tão importante quanto o funcionamento e destaque do negócio no mercado. Quanto maior for este investimento, maior a atração e retenção dos profissionais, assim como a imagem da empresa como marca empregadora.
O lado bom de toda essa tecnologia é que nunca foi tão acessível manter uma rotina de estudos constante. Existem diversas ferramentas disponíveis a serem adotadas pelas empresas. Basta que elas se lembrem de personalizá-las de acordo com os perfis e preferências de cada público, além de estabelecer metas claras para os resultados esperados. Assim, todos saem ganhando e aprendendo muito mais.
(*) – É Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação e diretora da Treinar Mais, aplicação e gestão de treinamentos (www.treinamais.com.br).