162 views 3 mins

Tecnologia 30/03 a 01/04/2019

em Tecnologia
sexta-feira, 29 de março de 2019

A importância da pausa para aumentar a produtividade

Com a correria do mundo corporativo, a sensação é que o trabalho está nos engolindo dia a dia

Braulio Lalau de Carvalho (*)

Provavelmente, você chega no seu escritório em torno das 8h ou 9h, começa a trabalhar nos projetos, levanta para uma reunião, volta para a cadeira, conclui uma tarefa, sai para outra reunião, almoça na mesa ou engole a comida no restaurante, volta para o escritório e continua a jornada até o fim do dia, às vezes da noite…E mesmo assim, é comum ir embora com a sensação que produziu menos do que precisava.
Não tem jeito, é preciso dar conta do trabalho e essa rotina maluca não é um ‘privilégio’ só seu. Mas é preciso rever alguns pontos da organização do trabalho para ser mais produtivo. Porque vamos combinar que não adianta nada ficar tanto tempo na empresa e não ser produtivo, não é mesmo?

Faça intervalos
Uma dica que gosto de dar para minha equipe é: faça pausas. Mesmo que esteja muito atarefado, é preciso parar um pouco e espairecer. Às vezes, levantar para tomar um café, conversar cinco minutos com um colega ou folhear uma revista por alguns minutos é o suficiente para ativar a criatividade de novo e voltar a produzir melhor.
O assunto é tão sério que Travis Bradberrym coautor do livro Emotion Intelligence 2.0 fala em sua obra que não faz mais sentido trabalhar em blocos de oito horas. Para ele, é preciso parar 15 minutos a cada hora de trabalho. Este raciocínio está embasado em um estudo realizado pelo Draugiem, grupo de tecnologia da informação, que usou um programa de computador para medir quanto tempo os funcionários gastavam para cumprir diferentes atividades e o nível de produtividade.

Foi constatado que o tempo total da jornada de trabalho não importava tanto, mas sim o modo como ela é estruturada. Assim, os profissionais que paravam por curtos períodos de descanso eram muito mais produtivos do que os que trabalhavam por muito tempo, sem parar.
Fazer pausas na jornada de trabalho ajuda:
• reduzir o estresse
• aumentar a concentração
• ter mais criatividade
• tomar decisões mais assertivas
Claro que, como tudo na vida, é preciso ter bom senso e não abusar das pausas. Do contrário, o efeito acaba sendo inverso e aí sim você não consegue dar conta de tudo o que precisa entregar.
Mas com equilíbrio vale a pena fazer breves paradas ao longo do dia para descansar a mente e aumentar a produtividade. #Ficaadica

(*) É CEO da Orbitall.