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Tecnologia 24 a 26/09/2016

em Tecnologia
sexta-feira, 23 de setembro de 2016
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Vazamento de senhas prova que a segurança de armazenamento precisa evoluir

Senhas são um mal necessário. Todos sabem que é desagradável ter que inventar senhas fortes e memorizar cada uma delas. Mas sem estes cuidados, toda sua vida on-line pode estar comprometida

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Marcelo Sales (*)

No início do mês, o Dropbox divulgou que mais de 68 milhões de logins e senhas foram roubados em 2012, mas só agora estes dados começaram a ser espalhados na Internet. O conteúdo está criptografado, mas é apenas uma questão de tempo até os hackers interessados começarem a quebrar este código. Isso lança um alerta, principalmente, para as pessoas e empresas que utilizam uma mesma senha para todas as suas plataformas. Segundo um estudo realizado pela empresa de identidade mobile TeleSign, 73% das contas on-line possuem senhas já utilizadas em outras plataformas. Ainda segundo a pesquisa, 54% dos consumidores usam cinco senhas ou menos para todos os seus serviços on-line.

A praticidade de ter que memorizar apenas um nome ou sequência leva as pessoas a fazerem isso, mas a verdade é que essa é uma conduta perigosíssima. E o perigo é maior ainda para as empresas. Cada vez mais as organizações, principalmente de tecnologia e comunicação, têm a possibilidade de trabalhar remotamente. Muitas vezes os colaboradores usam seus próprios computadores e acessam os servidores das empresas de qualquer lugar. Acessam informações essenciais de clientes durante reuniões, trabalhos de hora extra ou no home office. E isso pode comprometer a segurança da organização, pois cada um desses colaboradores tem a sua senha, que pode ser mais ou menos difícil. É possível sim ter um servidor que exija letras maiúsculas e minúsculas, caracteres especiais, etc, mas se essa for a mesma senha que o seu colaborador utilizou quando fez a conta no Dropbox, por exemplo, o seu negócio já está em perigo. Vale a pena arriscar?

Outro dado preocupante é que as pessoas não costumam mudar suas senhas com frequência. Ainda de acordo com a pesquisa da TeleSign, 47% das contas on-line possuem senhas que não foram trocadas nos últimos cinco anos! Imagine toda a vulnerabilidade que isso pode acarretar.

Para evitar problemas com vazamentos de acessos, logins múltiplos vindos de diferentes máquinas e até mesmo controlar o fluxo de criação e acesso de diferentes arquivos, as organizações têm apostado em plataformas desenvolvidas especificamente para o mundo do trabalho atual. Não podemos fechar os olhos e ignorar que as empresas hoje são mais do que um endereço físico: elas são todas as informações, sistemas, processos e soluções que produz. Muito além das suas sedes, elas estão na nuvem e podem ser destruídas a qualquer momento, se acontecer a invasão de seus servidores pelas pessoas erradas.

Entre as novas plataformas, podemos citar a versão 2.1 do Hitachi Content Plataform (HCP) Anywhere, desenvolvido pela Hitachi Data System. O sistema permite que as organizações ofereçam, de forma rápida e fácil, uma solução segura de conteúdo móvel, adaptado para a marca do usuário. Entre os novos recursos, estão a sincronização de arquivos, compartilhamento de pastas e proteção de dados do usuário final. Com a versão mais recente do HCP Anywhere, é possível também fazer a recuperação de arquivos e pastas de usuários self-service, compartilhar com segurança os dados para usuários que estejam fora da empresa, criar áreas de trabalho colaborativas e, com isso, ter mais controle sobre o conteúdo produzido. As organizações podem oferecer soluções de armazenamento em nuvem extensíveis, com o design do próprio cliente, para facilitar a adoção do usuário.

O HCP Anywhere faz parte do portfólio Hitachi Content Platform, solução integrada que reúne armazenamento de objetos, sincronização de arquivos e compartilhamento de arquivos e gateways, criando soluções de armazenamento em nuvem simples, seguras e inteligentes. Destaque também para a possibilidade de integrar links automaticamente nos e-mails enviados pela plataforma, ao invés de fazer uso de arquivos anexados. A solução é uma alternativa para quem realmente deseja proteger os dados da sua empresa e dos seus clientes.

Acredito que é apenas uma questão de tempo até as empresas entenderem quais são suas novas necessidades em relação à armazenamento na nuvem. Os servidores on-line precisam estar adaptados às necessidades de acesso remoto mas também devem entender o comportamento dos colaboradores atuais na hora de garantir a segurança de acesso. Toda a tecnologia precisa evoluir usando como ponto de partida o ser humano.

(*) É CTO Latam da Hitachi Data Systems.

Aprenda a dar feedback com “técnica do sanduíche”

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A crítica é parte fundamental do processo para orientar as pessoas a apresentarem comportamento e desempenho adequados a uma determinada situação e, além disso, é importante para o aprendizado e o crescimento. O famoso feedback ajuda a modificar a nossa maneira de lidar com algumas situações e a trabalhar com mais empenho na busca de melhores resultados.
Pessoas bem¬-sucedidas sabem valorizar as críticas que recebem de chefes, subordinados, colegas, clientes, fornecedores, no meio em que vivem e aprendem a utilizá-las em proveito próprio, não apenas no ambiente de trabalho, mas também nas relações sociais e familiares.
O feedback é essencial para ajudar na motivação dos profissionais. A “técnica do sanduíche” para dar um retorno sobre as atividades dos colaboradores, além de ser simples e eficaz, ajuda no aprendizado de como fazer uma crítica construtiva.
Para entende-la melhor, pense nos passos para se fazer um sanduíche: primeiro, corte o pão em duas metades e passe o condimento de sua preferência; coloque o recheio que você mais gosta e, por último, feche com a outra base do pão.
Pois bem, o feedback construtivo também pode ser feito da mesma forma, em apenas três passos:
Primeiro passo – “Base do pão”: inicie a conversa com ênfase e valorização dos pontos fortes daquele colaborador. Lembre-se de que o objetivo é aprimorar um comportamento ou desempenho e, ao comentar algo que não deu certo, use expressões positivas. Isso indicará que esse “bate-papo” terá desfecho assertivo;
Segundo passo – “Recheio”: a exemplo do seu sanduíche, essa é a parte mais importante, por isso vou descrevê-la em tópicos:
a) Descreva o que aconteceu: qual é o problema? Tenha bem claro o que, no atual comportamento ou desempenho, precisa ser alterado e por quê. Cite um exemplo real, esse é um ponto crucial;
b) Ouça: permita que o colaborador exponha suas dúvidas e motivos de suas possíveis dificuldades;
c) Descreva o comportamento desejado: seja específico. É muito importante deixar claro o desempenho ou resultado esperado;
d) Procure soluções em conjunto: promover os ajustes necessários para a execução da tarefa pode não ser muito simples. Ajude com orientações e sugestões, tendo-se em vista o objetivo final esperado;
e) Chegue a um acordo: é delicado forçar a execução do trabalho da forma que o líder julga ser adequada ou agir para mudar o comportamento do colaborador. Por isso, é importante ajudar e encorajar diante do desafio proposto, mas nunca se esquecer de que é ele quem realizará a tarefa. Pense na seguinte frase: “eu sei fazer isso muito bem, mas outros podem fazer ainda melhor”.

Terceiro passo – “Fechar o sanduíche”: reforce novamente os pontos positivos. Demonstre confiança na possibilidade de êxito, aperfeiçoamento e crescimento.
É bom frisar que, além desse passo a passo, você deve criar o ambiente apropriado para a crítica, busque falar com o colaborador em um local adequado, em particular e isento de interrupções. A crítica é sempre em particular, o elogio em público. Nunca ao contrário.
Siga os passos da “técnica do sanduíche” para melhorar os relacionamentos na empresa. Você também pode utilizá-los para revisar seu próprio desempenho.

(Fonte: Daniela do Lago é coach de carreira, palestrante, professora dos cursos de MBA da Fundação Getúlio Vargas nas disciplinas de Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Comunicação e Relacionamento Interpessoal e escritora. Em 2014 lançou o livro “Despertar Profissional”, pela Editora Integrare, que contém dicas práticas de comportamento no trabalho).

Marketing de Influenciadores: Como Construir Relacionamentos Duradouros com Influenciadores e Líderes de Opinião

Anna Lebedeva (*)

Existem pessoas na sua área que já têm público amplo e autoridade suficiente para serem influenciadores de seus clientes e aumentar a visibilidade de uma marca ou um produto. O Marketing de Influenciadores é uma forma de alcançar esses especialistas

Encontrar esses formadores de opinião, aparecer em seus radares, aproximar-se deles e nutrir essa colaboração exige tempo, esforço e paciência. Portanto, não seria correto pensar que o marketing de influenciadores consiste em apenas mandar e-mail ou recado nas redes sociais pedindo ajuda. As relações mais fortes são construídas passo a passo, desde primeira conversa até a colaboração extensiva.
De acordo com o instituto Nielsen, 92% dos consumidores confiam mais na publicidade boca a boca (mesmo se eles não conhecem a pessoa pessoalmente) e recomendações dos amigos e familiares que em qualquer outro tipo de publicidade.
Preparamos um guia sobre como criar relacionamentos fortes e mutualmente benéficos com os influenciadores da sua área:

Passo 1: Encontrar Influenciadores Certos
Para começar é preciso encontrar os principais influenciadores da sua área. Descubra quem seu público segue online (e quem vai ter mais chance de engajá-los). Felizmente existem algumas ferramentas (por exemplo Buzzsumo e Klear) que facilitam sua tarefa de encontrar as pessoas chaves. Com essas ferramentas você consegue identificar os especialistas mais populares especializados em temas do seu interesse, os perfis sociais deles e estatísticas detalhadas sobre o desempenho de seu conteúdo.

Passo 2: Aparecendo nos Radares dos Influenciadores
A maioria dos influenciadores tem um procedimento de seleção para pedidos e solicitações recebidos. O jeito mais fácil de entrar nos seus radares é através das redes sociais. Compartilhe os posts, comente e inicie discussões produtivas. Entretanto, lembre-se de só compartilhar o que for relevante ao seu negócio.
O próximo passo é fazer comentários, sem generalizar ou repetir o que já foi falado por outros participantes. Ofereça informações adicionais ou exemplos interessantes.

Passo 3: Preparando o Contato com o Influenciador
Quando você iniciar a conversa deve ter uma visão nítida do seu plano de colaboração.
Não foque somente no que o influenciador pode te dar, pense o que você pode oferecer a ele. Nem precisa ser algo muito grande, muitas vezes incluir a opinião do influenciador no seu conteúdo ou escrever um comentário detalhado sobre o produto ou serviço dele já é uma boa proposta.

Passo 4: Entrando em Contato
Para muitos, entrar em contato com o influenciador pode parecer intimidador. Para facilitar o processo:
Não use ferramentas de contato automático. Considerando que um erro de digitação no name tag pode resultar em envio de e-mails com nome errado, o ideal é entrar em contato manualmente.
Aposte num assunto chamativo. Influenciadores são muito ocupados. Provavelmente eles vão abrir só as mensagens com temas chamaram sua atenção.
Crie um e-mail fácil de ler. A mensagem deve ser curta e clara.
Mencione as coisas que têm em comum. Isso pode quebrar gelo e dar um toque pessoal ao seu e-mail.
Lisonjear um pouco não faz mal. Conte o que você mais gosta no trabalho ou produto deles. Pessoas de sucesso gostam de saber o quanto influenciaram mentes e vidas.
Aposte na regra de reciprocidade. Mostre que você já fez algo por eles para que se sintam mais favoráveis a retribuir a ação.

Passo 5: Convide os Influenciadores para Colaborar
É quase garantido que o influenciador vai compartilhar o conteúdo se ele foi envolvido em sua criação.
Entrevistas com especialistas, guest posts, webinars – são oportunidades perfeitas para engajar influenciadores e criar conteúdo em conjunto.
Você pode também compilar partes de conteúdo que foram de contribuição de vários influenciadores diferentes em um único post.
Um bom exemplo disso é o Twitter Chat da SEMrush, organizados semanalmente pela SEMrush, com temas diferentes e especialistas da área. Logo depois, as citações mais informativas e interessantes são compiladas para um post (por exemplo,Backlink Audit Basics).

Passo 6: Levando as Relações para o Próximo Nível
Continue nutrindo a relação até que você e o influenciador estejam prontos para cooperar novamente.
Para dar um exemplo de case da SEMrush, o trabalho começa nas redes sociais, onde encontramos posts mais compartilhados e comentados e avaliamos a possibilidade de trabalho mútuo com determinado especialista, depois do período de conhecimento, chega a hora do primeiro contato. A chave do sucesso é começar com passos pequenos.
O conselho mais importante é – as relações são como flores no jardim que precisam ser constantemente regadas e nutridas.

(*) É PR Manager do SEMrush.