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Tecnologia 22/06/2016

em Tecnologia
terça-feira, 21 de junho de 2016

Como gerenciar a reputação de sua marca online

A maioria dos consumidores antes de tomar a decisão conduz uma pesquisa online para descobrir se vale a pena comprar de uma empresa. Estudo feito pela consultoria TNS Research International apontou que 92% dos usuários buscam sobre produtos e serviços antes de comprar

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Anna Lebedeva (*)

Nesse caso procurar um produto online também costuma incluir saber o que outras pessoas dizem a respeito dele. De acordo com estudo conjunto do e-tailing group e do PowerReviews, 56% dos compradores online afirmam que avaliações de produtos feitas por consumidores tem um impacto significante ou bom em seu comportamento de compras.
É nesse momento que entra a gestão da marca online, pois gerir a marca é fundamental para construir a imagem da empresa na cabeça dos consumidores. Sabemos bem que este processo é difícil e requer um investimento de longo prazo. Você pode levar décadas para construir uma marca firmemente estabelecida, e minutos para destruir a imagem da sua empresa.

Benefícios do Monitoramento de Marca
Uma das tarefas mais importantes do especialista de relações públicas (RP) é sustentar um bom nível de brand awareness. Em poucas palavras, brand awareness é o quanto sua marca é conhecida entre seus clientes potenciais. Para que isso ocorra, é preciso manter uma presença da marca online.
Ao rastrear as menções você consegue notar imediatamente uma queda na quantidade de menções ou um aumento de comentários negativos, por exemplo. Além disso, você pode construir relações de qualidade com influenciadores de opinião.
Monitoramento de marca também é um ótimo jeito de impulsionar seu SEO, construindo um perfil sólido e gerando links de qualidade. Uma dica é entrar em contato com a pessoa que fez o mention, agradecer e pedir para inserir o link de interesse.
Ao saber em quais notícias, releases e publicações os seus concorrentes estão aparecendo, você pode analisar a reação do público e tirar conclusões sobre quais táticas e ideias de conteúdo funcionam.

Quais são as principais métricas para medir brand awareness?
Métricas Quantitativas: ajudam estimar o alcance social da sua marca. Mensuramquantidade de mentions, curtidas, compartilhamentos, comentários e seguidores.
Métricas Qualitativas: permitem avaliar a imagem que os seus clientes potenciais têm da sua marca. Rastrear métricas qualitativas demanda mais tempo e esforço, sendo necessário prestar atenção aos menores detalhes, como tom que os jornalistas falam de sua empresa, tom dos mentions, além de dificuldades e perguntas que seus consumidores ou potenciais clientes têm.

Como lidar com feedback negativo
Informação se espalha com a velocidade da luz, podendo atrair atenção de milhões de pessoas em segundos. Por isso um dos objetivos mais importantes do analista de relações públicas é de antecipar qualquer situação negativa que pode ocorrer online. Muitos profissionais de RP acreditam que um feedback negativo é o pior que pode acontecer à empresa. Sem dúvida, menções negativas podem prejudicar bastante sua marca, porém é possível aproveitar os mentions negativos para estabelecer relações mais próximas e de confiança com seus clientes e receber feedbacks honestos que podem ajudar a melhorar seus produtos e serviços.

Como lidar com mentions negativos?
Não adianta dar respostas agressivas ou ignorar comentários negativos. Caso queira estabelecer a relação de confiança com seu público permaneça sempre calmo e educado.
O tempo da resposta é crucial! De acordo com a pesquisa feita pelo Lithium Technology, 53% de consumidores que entram em contato com empresas no Twitter esperam a resposta em no máximo uma hora e 72% de pessoas que deixam reclamações online acreditam que a resposta deve vir no mesmo prazo. Portanto, responda imediatamente. Mesmo se você não tiver uma resposta pronta, deixe seu cliente saber que você está trabalhando para resolver o problema dele.

Porque é importante monitorar os menções dos seus concorrentes?
Analise a tom que eles usam para estabelecer dialogo com o público e a reação dos clientes potenciais. Note se o concorrente consegue usar a mesma tonalidade em todas as redes sociais. Pense em como você pode se destacar e ser diferente.
Quais ferramentas ajudam rastrear mentions?
Hoje em dia, com a introdução de novas tecnologias monitoramento da sua marca pode ser feito em um clique a qualquer momento do dia.

Minhas ferramentas favoritas são:

Monitoramento de reputação
Esse tipo de ferramenta permite monitorar palavras-chaves específicas e nomes de produtos, por exemplo, e ainda responder diretamente através do aplicativo.

Rastreamento da marca
Existem ferramentas complexas que permitem fazer análise de desempenho do seu conteúdo e rastrear os mentions da marca de acordo com idioma, localização, autor e palavras-chave.

Monitoramento da marca
Monitoram a Internet toda, rastreando os mentions da marca ou palavras-chaves. Ferramentas desse tipo geralmente permitem trabalhar com seus mentions, criando listas, adicionando tags e marcando o sentimento geral do mention.
Procure trabalhar com as melhores e mais reconhecidas do mercado, isso com certeza te dará os melhores frutos.

(*) É PR Manager da SEMrush.

Curso sobre como ter um blog profissional de sucesso

De acordo com pesquisas feitas por especialistas de marketing, ter um bom blog, com tráfego e conteúdo de qualidade, pode aumentar em até 67% as vendas dos seus negócios para empresas. Além disso, o custo de criar e manter um blog poderoso é até 50% mais barato que anunciar tradicionalmente em outras mídias. Percebe o poder que existe em ter um blog cativante para divulgar seu negocio, aumentar a conexão com a sua cliente e alavancar suas vendas?
Foi pensando nessa potencialidade que a blogueira e empresária Amanda Costa decidiu que era hora de dividir os seus conhecimentos com outras pessoas através de um curso sobre blogs e empreendedorismo digital.
Chamado de “Semana do Blog Incrível”, o curso da especialista em blogs e marketing é para pessoas que já tem um blog ou querem ter um e querem aprender a 1) produzir conteúdo de qualidade, 2) divulgar de forma potente esse blog e sua marca e 3) usar a plataforma do blog para fechar mais vendas, inclusive desenvolvendo produtos digitais. Para participar, basta assinar grátis a newsletter do curso, através do site http://www.blogincrivel.com.br, e garantir acesso à videos, PDF’s, e todo conteúdo exclusivo preparado para os participantes do curso, que acontecerá do dia 25 à 29 de Julho.

Como e por que investir na digitalização de documentos?

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O alto volume de dados com que todas as empresas lidam diariamente já não cabe mais nos espaços físicos e, quando levamos esse fato para a realidade dos órgãos fiscalizadores, isso cresce de maneira ainda mais exponencial. A verdade é que já não há mais como manter esses terabytes de informação de forma física. O mundo digital é uma extensão natural, segura e dinâmica para a armazenagem desses dados, sobretudo quando eles são documentos importantes, como informações fiscais, registros de atividades e dados confidenciais.
Mesmo que todos os novos documentos sejam emitidos e formatados para estar em uma plataforma totalmente digital, ainda há alguns deles, mais antigos, que precisam ser guardados, mas estão em formato físico. Cabe destacar que o armazenamento em locais físicos custa dinheiro, dá trabalho para organizar e dificulta a busca por informações ali contidas. Ainda por cima, corre-se o risco de perecer diante das intempéries do tempo ou mesmo com acidentes, como incêndios e desmoronamentos.
É justamente para isso que a digitalização de documentos serve. Ela oferece uma plataforma alternativa para esse contingente de informação crucial, de forma segura e sem prover mais gastos. Os documentos são colocados em uma infraestrutura dinâmica que permita um trabalho rápido quando houver necessidade de consulta.
A digitalização é o processo de conversão dos documentos físicos em documentos digitais, dinamizando o acesso, permitindo ganho de tempo e segurança. Essa ferramenta é recomendada para qualquer tipo de empresa. Quando a companhia tem demandas muito urgentes, precisa reduzir custos com armazenagem e não pode se desfazer de documentos antigos, a digitalização de documentos se encaixa perfeitamente na rotina da empresa.
Para quem acha que esse trabalho consiste apenas em escanear papéis antigos, aí que você se engana – e muito! Os documentos precisam passar por um processo que os tornem aptos à digitalização e que o possibilite um fácil acesso após o processo. Primeiro o documento é higienizado e dele são retirados grampos, clipes e anexos que dificultem o acesso à informação.
Após esse processo, eles são escaneados e tratados digitalmente, inclusive se encaixando nas definições do projeto, como a indexação, e só então são armazenados digitalmente para fácil consulta. A digitalização de arquivos é a resposta a uma necessidade real e constante do nosso cotidiano. Não só poupa tempo como mantém dados importantes protegidos, sem gerar custo, se deteriorar ou causar dores de cabeça futuras.

“Selo de garantia” é alternativa para geração de empregos com crowdfunding

Vinicius Maximiliano Carneiro (*)

Uma das maiores resistências dos usuários de internet e potenciais doadores de campanhas de financiamento coletivo (crowdfunding) no Brasil, está ligada aos riscos de que o projeto anunciado não atenda as expectativas ou não “Decole”! E esse risco é real e deve sempre ser objeto de reflexão dos financiadores, independente do segmento em que o projeto esteja.

É muito comum, logo após ter uma campanha bem sucedida, que os idealizadores do projeto se empolguem demais e acabem gastando mal, muito ou errado a quantia que lhes foi confiada, gerando frustração e desconfiança nas dezenas de doadores online.
Desde o lançamento da obra “Dinheiro da Multidão: oportunidades x burocracias no crowdfunding nacional”, venho sempre alertando sobre a necessidade de se oferecer mais segurança ao mercado de financiadores, para com isso, alavancar a adesão aos sites de financiamento coletivo que despontam Brasil afora. Sem essa recíproca, o crescimento do mercado se torna lento e muitas vezes ancorado em desconfiança.
Além disso, gosto sempre de frisar que esse aspecto não é apenas negativo. Indica que os serviços e empregos indiretos gerados pelos projetos de crowdfunding tem um impacto social muito maior do que apenas fazer o projeto acontecer em seu âmbito econômico. Trata-se de uma nova forma de atingir um mercado consumidor, tornar seu produto ou serviço conhecido, além de, claro, conseguir tirar sua boa ideia do papel.
E essa tendência está sendo adotada mundo afora, inclusive com a criação de “selos de qualidade” em projetos, que tem como finalidade principal certificar ao financiador que aquele projeto atende critérios mínimos de viabilidade, de sucesso e de que os produtos ou serviços sejam entregues e que os prejuízos que temos visto no mercado sejam minimizados­.
A largada para essa inovação foi dada pelo Indiegogo, um dos maiores sites de crowdfunding dos Estados Unidos. E eles criaram não apenas o selo, mas uma parceria estratégica espetacular para, além de checar o projeto, torná-lo viável (quase) que a qualquer custo!
Por enquanto, o selo será apenas para projetos ligados a área de hardware, para garantir que as iniciativas dessa natureza consigam chegar até o final. Isso agrega duas fortes ideias de negócios que merecem nossa atenção: a segurança do financiador (usuário) e a consolidação da marca da plataforma e do parceiro de certificação!
A primeira vista pode parecer algo singelo, porém é muito poderoso sob o ponto de vista da consolidação do mercado de financiamento coletivo, especialmente se adotado em mercados mais “desconfiados” como o Brasil. O índice de rejeição a efetuar doações pela rede chega a mais de 60% entre os brasileiros usuários de internet e que poderiam potencialmente financiar projetos. O medo de perder o dinheiro doado é o maior deles (perto de 78%).
Agora, imaginem um cenário em que equipes multidisciplinares analisariam os projetos previamente, elencando gargalos, dificuldades, riscos, analises futuras e planejamento estratégico? Imaginem quantos empregos em consultoria seriam gerados?
Trazer para a rotina das plataformas marcas de peso e que se comprometem a certificar previamente projetos realmente viáveis, cria as pontes de segurança e de alavancagem do mercado que muitas das novas ideias precisam, ainda mais em seu estágio inicial.
É quase uma “mentoria de viabilidade” para o criador do projeto, e que se ele souber aproveitar, gerará um marketing de impacto sem precedentes, ainda mais para produtos e serviços desconhecidos.
Sinceramente enxergo no financiamento coletivo uma nova janela de oportunidades para o mercado de trabalho, incluindo essa vertente de auditores e certificadores pré-lançamento de projetos. Por mais que as plataformas neguem ter responsabilidade sobre o resultado das campanhas anunciadas, mostrar que existe a preocupação em proteger o usuario soa muito bem aos ouvidos de quem gostaria de iniciar seus pequenos financiamentos com o uso dessa ferramenta.
Se quiser conhecer mais sobre Financiamento coletivo no Brasil, acesse a obra totalmente gratuita Dinheiro da Multidão nesse link!

(*) É advogado e escritor. Com MBA em Direito Empresarial pela FGV, é Especialista em Direito Eletrônico pela PUC/MG, atuou como advogado de Propriedade Intelectual no Brasil para a Motion Picture Association (MPA), Associação de Defesa da Propriedade Intelectual (ADEPI) e também para a União Brasileira de Vídeo (UBV). Foi gestor de projetos especiais na Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) – e da Business Software Alliance (BSA).