Como formar e aperfeiçoar um time de TIA primeira declaração que o manifesto ágil nos apresenta é a valorização sobre os indivíduos e a interação entre eles, ação que deve ser adotada mais que (e não no lugar de) os processos e as ferramentas utilizadas no nosso dia a dia Alex Mello Santana (*) Porém, um dos maiores desafios de um time de TI é justamente navegar pela subjetividade das relações entre pessoas e saber racionalizar como as próprias ações individuais podem afetar, de maneiras diferentes, cada integrante do time, assim como as ações individuais de cada membro do time podem afetar uma pessoa. No modelo de desenvolvimento de grupo, proposto por Bruce Tuckman, uma das fases mais delicadas que um time passa, logo após a formação, é chamada de Storming. Esta etapa geralmente tem início justamente quando emergem conflitos entre os membros do time, sendo um dos principais problemas as diferenças entre os estilos de trabalho de cada um. Estas diferenças devem ser entendidas e trabalhadas pelo grupo para que o time possa se mover em direção ao próximo estágio. A forma como cada indivíduo se comporta em um grupo e o papel que assume nele foram mapeados e classificados em nove tipos por Meredith Belbin, chamado de Inventário de Papéis em Times. Utilizar o Inventário de Papéis em um time que está passando pela fase de Storming pode ajudar os membros do grupo a entenderem o papel que cada um deles exerce no grupo, quais são seus pontos fortes e fracos e como essas características podem afetar o time de forma positiva ou negativa. O processo também irá ajudar no entendimento do porquê cada pessoa age de uma certa maneira e possui um modo de trabalho particular. A empatia gerada através do autoconhecimento pode ajudar o time a sair do Storming e caminhar para a próxima fase. Abaixo os nove tipos de papéis e um resumo de suas contribuições e pontos fracos. 1) Plant: detém ideias inovadoras, é criativo e resolve problemas difíceis. Em contrapartida, pode ser muito irrealista e pensar sem um resultado palpável ou não agir; 2) Monitor Evaluator: tem a visão do todo, análise apurada e insights estratégicos e críticos. Entre suas fraquezas estão a permanência na racionalização intelectual, é muito crítico e distante; 3) Specialist: É dedicado, seu conhecimento é especializado e suas habilidades são únicas e raras. Porém é isolado e falta interação social; 4) Coodinator: Esclarece objetivos, estrutura discussões e cria unidade. Fazem parte das suas fraquezas inerentes a ligeira manipulação para atingir objetivos e a delegação de trabalho com muita frequência; 5) Team worker: É responsável por criar espírito de equipe, tendo bom relacionamento interpessoal, sensibilidade e atenção. Entretanto, evita conflitos e confrontos e, muitas vezes, é indeciso em situações delicadas; 6) Resource investigator: Responsável por utilizar contatos externos no auxílio à resolução de problemas, esta figura traz novas ideias e oportunidades com grande capacidade de improvisação. Seu otimismo, porém, alavanca distração, culminando no começo de atividades sem finalização; 7) Shaper: Neste papel, encontramos características de uma personalidade que gerencia conflitos com facilidade, movendo o time para frente e mostrando resultados. Sua intolerência com pessoas sem muitas ambições tende a provocar e magoar; 8) Implementer: Esta figura detém aptidões práticas, transformando ideias em planos e ações com grande sistemática. Como pontos negativo está a inflexibilidade, que leva a agir antes de pensar e evita inovação; 9) Completer finisher: O último papel da lista assume uma posição detalhista, detectando potenciais problemas e fazendo a análise de qualidade e riscos. Esta característica, porém, leva a uma inclinação preocupada sem necessidade, sendo muito perfeccionista e relutante a delegar. Claro que as pessoas são mais complexas do que as definições de Papéis de Belbin, no entanto elas apresentam comportamentos que se aproximam da descrição de um ou mais papéis descritos acima, e isto pode ser utilizado para que o time ganhe autoconhecimento, seja de si próprio ou dos outros membros do time. Assim, é possível promover a empatia e o entendimento objetivo do que cada pessoa está contribuindo para atingir as metas com suas características individuais e que precisam ser entendidas como inerentes a cada um dos papéis e que necessitam de compreensão e colaboração. O inventário de papéis também pode ajudar ao formar um novo time. Por exemplo, um grupo formado somente por Plants pode facilmente perder-se em ideias e nunca executá-las; em um ponto de vista oposto, um grupo de Implementers pode mover-se rapidamente com suas ações, porém sem seguir uma ideia específica. Essa ideia, melhor formulada, poderia ter sido sugerida por um Plant. Não há uma fórmula mágica, mas o que o inventário de papéis mostra é que a diversidade e complemento dos papéis em um time, o entendimento de cada papel e a aceitação pelo grupo do estilo de cada indivíduo podem ser um bom ponto de partida na formação e no aperfeiçoamento de um time. (*) É analista de sistemas da GFT Brasil, companhia de Tecnologia da Informação especializada no setor financeiro.
TCS promove competição mundial de programação para universitáriosA Tata Consultancy Services (TCS), empresa líder em serviços de TI, consultoria e soluções de negócios, anuncia que estão abertas as inscrições para participar do evento de programação CodeVita 2015. O desafio CodeVita convida todos os estudantes universitários de cursos de TI e engenharia a participarem de uma série de desafios de programação em equipes. Na América Latina, a competição está aberta a participantes da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Uruguai, e as inscrições podem ser feitas até 3 de novembro de 2015. Para se inscrever, os interessados devem entrar no site do CodeVita em http://on.tcs.com/1VafNey. No dia 7 de novembro será realizado o desafio, ocasião em que os estudantes terão 24 horas para resolver um problema. No entanto, as equipes terão oportunidade de praticar em sessões virtuais antes do início da competição, por isso o ideal é se inscrever o quanto antes. As 15 melhores equipes em nível mundial serão convidadas a viajar para a Índia com todas as despesas pagas. A grande final acontecerá na sede da TCS na Índia, onde serão anunciadas as três equipes vencedoras. A primeira colocada receberá um prêmio de US$ 10 mil em dinheiro; segundo e terceiro lugares receberão US$ 7 mil e US$ 3 mil, respectivamente. No ano passado, duas equipes da Faculdade de Engenharia de Sistemas da Universidade Nacional de Engenharia (UNI) do Peru ficaram entre as 10 finalistas. Uma delas conquistou a terceira colocação. O primeiro lugar foi para o Reino Unido e o segundo, para a Índia.
| Saiba como vender seus produtos nos grandes varejistas onlineTalvez você ainda não saiba, mas já é possível vender seus produtos nos grandes varejistas do país como Extra, Ponto Frio, Casas Bahia, Americanas.com, Submarino, entre outros players do mercado brasileiro. Isso é possível através do novo conceito que vem sendo adotado pelos grandes varejistas: o marketplace, uma espécie de shopping online em que diversas lojas podem vender seus produtos dentro do site. A grande vantagem de utilizar essa nova modalidade de vendas online é poder usufruir da visibilidade dos grandes varejistas e assim aumentar as vendas em escala nacional, conquistar e reter novos clientes. Além disso, ao ingressar nos marketplaces, torna-se desnecessário para o micro e pequeno empresário desenvolver e manter uma loja virtual própria. Mas, engana-se quem pensa que basta apenas se associar a um marketplace e conquistar o sucesso nas vendas. Tiago Dalvi, CEO da Olist, plataforma inovadora de serviços online que conecta micro e pequenos empreendedores a grandes varejistas, destaca que algumas características são fundamentais para começar a vender nos maiores marketplaces nacionais e internacionais. São elas: Destaque seus produtos – O primeiro passo para vender em um marketplace é escolher o que destacar nos anúncios principais. Prefira dar ênfase para aquelas mercadorias que são um diferencial no seu negócio, como as exclusivas, por exemplo. Outra boa pedida são os anúncios de kits e de pacotes ou os produtos que vêm acompanhados de brindes. Capriche nas imagens – Apresentar uma imagem ou uma montagem com um aspecto mais profissional do que o seu concorrente faz diferença para o usuário na hora de escolher com quem ele fechará o negócio. Portanto, dedique tempo para essa atividade, tendo em vista que será a única ligação entre o produto oferecido e o cliente, a princípio. Seja detalhista – A descrição do seu anuncio é outro fator que exige bastante dedicação do gestor do e-commerce. O texto que acompanha a foto do seu produto precisa mexer com os sentidos do usuário e provocar emoções, ou seja, ser o mais convincente possível sem soar apelativo. Tome cuidado com os preços dos produtos – No marketplace existe uma grande variedade de produtos do mesmo segmento. Portanto, o consumidor visa não só aquela mercadoria que possui mais valor agregado em um marketplace, mas também aquela que oferecerá mais vantagens financeiras. Por isso, além de trabalhar com as ferramentas de precificação, tendo em vista os seus custos fixos e variados, fique sempre de olho no que a concorrência tem praticado. Encante o cliente – A maioria dos marketplaces limita o contato do empreendedor com o usuário. Mas se não for este o caso, busque encantar o consumidor. Capriche nas landing pages, nos e-mails marketing e também nos “mimos” oferecidos aos compradores, como cupons de descontos para a próxima compra ou atentando-se ao relacionamento que está sendo criado ali, encaminhando ofertas relacionadas a compras anteriores, a promoções de aniversário ou fretes gratuito. Respeite o prazo de entrega – Prazos de entrega, qualidade dos produtos e atendimento pré e pós-venda, são aspectos que podem gerar reclamações dos clientes e devem ser muito bem administrados. Portanto, respeite o prazo de entrega e faça o possível para não ter seu produto citado negativamente. Construir uma reputação positiva leva tempo e deve ser feito diariamente. Cinco principais e-books para gestão de empresas em fase inicialGustavo Paulillo (*) Iniciar um negócio já prevendo como será a gestão dele é fundamental para um crescimento estruturado de alto potencial Atualmente, existem algumas ferramentas que ajudam a melhorar, otimizar e trazer resultados positivos desde o começo das operações. Com o objetivo de melhorar processos e definir estratégias, é cada vez maior o número de empresas que procuram criar uma cartilha com itens fundamentais para toda a operação de seu novo negócio. Com o a avanço da tecnologia, a internet acaba sendo o meio ideal para os gestores irem atrás de informações que as novas empresas precisam seguir para tornar seu negócio um verdadeiro sucesso. Os cuidados são diversos e os processos também, portanto toda ajuda é sempre bem vinda. Hoje em dia, empresas maduras no mercado disponibilizam alguns e-books para melhorar e criar uma gestão eficaz para sua empresa que pode atender a necessidade de cada área. Para ajudar as PMEs, listei abaixo alguns e-books bem elaborados de algumas companhias que atuam em diferentes segmentos e que podem auxiliar gestores que estão iniciando seus negócios de alto potencial: O Guia Completo do Marketing Digital – Resultados Digitais O guia traz o passo a passo completo para as empresas que estão iniciando suas estratégias de captação de clientes. O e-book traz informações sobre como a sua empresa pode conquistar resultados reais e montar uma base sólida de Marketing Digital. Utilizando essas técnicas apresentadas, você criará ações para gerar mais tráfego, leads e vendas. Mais informações sobre a Resultados Digitais, clique aqui. Kit do Marketing de Conteúdo: tudo para você começar – Rock Content Esse kit é focado em conteúdo e ferramentas para quem quer iniciar uma boa estratégia de marketing de conteúdo. O material mostra como avaliar seu negócio e fazer as perguntas fundamentais para estruturar sua comunicação. Como o conteúdo pode ajudar nossos clientes a crescer mais rápido? Como eu quero engajar o meu público por meio de uma estratégia de marketing criada com conteúdo? Essas ferramentas irão ajudar a tocar a estratégia, uma vez que ela for definida. Mais informações sobre a Rock Content, clique aqui. Guia: como elaborar e implementar o processo de vendas – Agendor Por meio desse e-book do Agendor, você poderá avaliar e estruturar o processo de vendas de sua empresa, começando a elaborá-lo desde o primeiro contato até o fechamento das vendas e implementando um pós-venda adequado na sequência. Dessa forma, aliado ao Marketing Digital, suas ações de captação e retenção de clientes estarão bem definidas. Mais informações sobre o Agendor, clique aqui. 5 Dicas para Gestão de Tarefas – Runrun.it Esse e-book traz algumas dicas fundamentais para a definição dos processos internos, de uma forma mais efetiva para otimizar tempo, trabalho e obter grandes resultados. São apresentadas práticas que reduzem o risco de desperdiçar seu tempo em atividades maçantes e que trazem pouco retorno para seu negócio. Mais informações sobre o Runrun.it, clique aqui. Guia da Gestão Financeira para ficar no azul – ContaAzul A Gestão Financeira é uma atividade muito importante para qualquer negócio, pois somente assim, os gestores e empreendedores poderão direcionar de forma adequada seus negócios. Esse e-book traz exatamente modelos de como melhorar esse departamento e ter a gestão financeira de forma simples e completa. São abordados desde o significado de gestão financeira, como implantá-la de forma simples e eficiente, como projetar seu fluxo financeiro, dicas para o controle financeiro e alguns índices que são fundamentais para a gestão do capital. Mais informações sobre o ContaAzul, clique aqui. Tenho certeza de que esses e-books irão dar o caminho das pedras para ajudar sua empresa no rumo do sucesso. Além disso, essas informações podem trazer um grande diferencial para seu negócio nascente, garantindo uma estrutura adequada para começar com o pé direito e ter grandes resultados. (*) É CEO do Agendor, app que ajuda milhares de equipes a organizar e aumentar as vendas diariamente. Com versões gratuitas e pagas, atualmente o Agendor atende a mais de 12 mil clientes e tem nas PME’s e startups o principal público-alvo. |