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Tecnologia 03/08/2015

em Tecnologia
segunda-feira, 03 de agosto de 2015

Recursos de monitoramento: missão crítica para pequenas e médias empresas

Com a adesão da economia ao varejo digital, empresas pequenas e independentes estão surgindo rapidamente e tendo sucesso graças à sua capacidade de tomar decisões rápidas e agir de acordo elas em tempo real

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Lusine Khachatryan (*)

Mas para tornar a experiência dos clientes ainda melhor, algumas tecnologias precisam estar disponíveis para que se obtenha as informações necessárias, que dão apoio a esse modelo ágil de se fazer negócios.

Para o varejista digital que deve competir continuamente contra os gigantes do mercado, o alto tráfego gerado pelo usuário nunca é ruim se isso normalmente se traduz em mais vendas. Mas o que acontece quando há um aumento repentino no tráfego do site? Em determinado momento, a recomendação feita por uma celebridade ou um review bem divulgado pode direcionar os consumidores a um acesso em massa a um site, causando flood nos sistemas e limitando o tempo necessário para que as páginas carreguem todo o conteúdo ou processem os pagamentos.

Um pesadelo de e-commerce
Uma pesquisa recente feita pelo eTail descobriu que uma infraestrutura pobre internamente é uma grande barreira para o sucesso das empresas. Então como os problemas de infraestrutura estão impactando o negócio? Um exemplo é um site que não seja capaz de lidar com esse tipo de “estresse”. Um site lento para carregar pode significar perdas grandes e imediatas de receita, além de clientes muito irritados. De fato, os estudos têm mostrado que 57% dos consumidores abandonam um site se ele leva mais de três segundos para carregar, o que se traduz em US$ 3 bilhões perdidos anualmente. Como os varejistas online concentram seus esforços em mudar a experiência dos clientes, eles não podem se dar o luxo de perdê-los – mas é exatamente o que acontece quando um site é lento.

Como os recursos de previsão
podem evitar a perda
Uma página estável não é apenas uma página bem construída, mas também aquela que tem um bom desempenho quando é carregada pelos usuários. Testes de carregamento ajudam as empresas a determinar a quantidade de tráfego que podem suportar. Normalmente, um teste desse tipo mostra com quantos usuários um site pode lidar, mas ele não dá sinais sobre o que poderá acontecer quando fizerem transações em uma página específica. Ao mesmo tempo em que a página pode ser robusta o suficiente para suportar uma grande quantidade de visitantes, o mesmo pode não acontecer com as transações que geram receita.

Quando o teste de carregamento é combinado com o monitoramento das transações – que, entre outras coisas, dá visibilidade às transações feitas no carrinho de compras -, as empresas podem extendê-lo ao testar uma única página com todos os componentes dentro de cenários específicos de usuários, com scripts que os definem. Isso permite corrigir problemas antes que eles afetem os usuários finais. De posse desses conhecimentos sobre performance e transações online, os administradores de sistemas, a equipe de TI e os operadores do site têm os recursos necessários para deixar suas redes preparadas para os picos de tráfego, permitindo que façam ajustes nas estruturas de back-end de forma adequada.

A vantagem das previsões para
os varejistas online
Os estudos têm mostrado que as empresas que melhoram o tempo de carregamento dos seus sites em apenas um segundo podem aumentar as vendas em 10%. Os varejistas que implementam os testes de carregamento podem determinar como seu sistema responder aos picos de tráfego e dominar o e-commerce. Isso ajuda o varejista a manter o ritmo por meio da otimização e garante que ele não perca clientes para grandes competidores devido a falhas no site que poderiam ser evitadas.

A infraestrutura do fornecedor não é a única coisa que afeta a experiência do usuário. Outros fatores, como o dispositivo que eles usam ou seu sistema operacional podem ter impacto nisso também. Enquanto o fornecedor não tiver influência nisso, visualizar tais fatores pelo monitoramento é bem útil. O monitoramento não só proporciona um melhor entendimento da experiência do usuário, mas também dá aos tomadores de decisões a oportunidade de dividir os dados em categorias locais. A partir desses dados, eles reúnem dicas como números de pageviews únicos por região ou em que parte do mundo os acessos móveis são os mais inovadores. Por meio da análise de front-end, do back-end e da rede até o nível do carregamento de página ou sistema DOM, os administradores e executivos de marketing têm a chance de especificar as forças e fraquezas de um site, de forma detalhada. E isto certamente dará uma base muito melhor para avaliar as mudanças e adaptações a serem implementadas.

As empresas devem considerar um sistema que elas possam gerenciar a qualquer momento, dia ou noite, para garantir que seus sites e aplicações estejam prontos para qualquer número de visitantes. Uma abordagem abrangente de monitoramento pode, em última análise, melhorar o serviço ao consumidor e aumentar a lealdade da marca para as empresas.

(*) É diretora de Operações e Tecnologia da Monitis.


Endpoint Alliance Ecosystem

A Blue Coat Systems, Inc., líder de mercado em soluções de segurança corporativa, anuncia hoje seus parceiros da Alliance Ecosystem of Endpoint Detection and Response (EDR). A Blue Coat desenvolveu esse ecossistema para garantir que ações inteligentes de segurança produzidas por soluções Endpoint sejam compartilhadas com todo o portfólio de segurança Blue Coat. Dispositivos Endpoint são computadores desktops, tablets, smartphones, smartwatches, etc. A soma das tecnologias avançadas Blue Coat com as soluções Endpoint aumenta a capacidade das empresas usuárias de proteger, detectar e responder a incidentes desde dispositivos Endpoint até o coração da rede corporativa. Os fundadores do Blue Coat Endpoint Alliance Ecosystem são Bit9 + Carbon Black, Countertack, Digital Guardian, Guidance Software, Promisec e TripWire.
O cenário de ameaças mostra hoje ataques sofisticados, capazes de provocar sérios danos – muitos fornecedores tradicionais de soluções de Endpoint, no entanto, não acompanharam a corrida para proteger as organizações contra avançados métodos de ataque. É neste quadro que nasce a aliança EDR (Endpoint Detection and Response). O objetivo é oferecer ao mercado um novo nível de visibilidade e controle de dispositivos Endpoint (www.bluecoat.com).

Boletim Ocorrência online é usado pelos criminosos para atacar usuários de computador

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A Stity Tecnologia, representante da Avast no Brasil para os mercados doméstico e corporativo, identificou a ação maciça dos criminosos cibernéticos nas últimas semanas na tentativa de roubar dados financeiros e de cartões de crédito dos usuários de computador através do envio de e-mail falso se passando por um Boletim de Ocorrência Policial pela Internet.
O e-mail é sobre uma falsa comunicação solicitando comparecimento para “exclarecimentos” – com X – sobre uma suposta denúncia conta o dono do e-mail destinatário, ao qual solicita o seu comparecimento para os tais esclarecimento. A mensagem traz um PDF anexo que contém um cavalo de troia que se instala no computador quando o arquivo é aberto.
Marco Rodrigues, diretor da Štíty Tecnologia, que possui centro de atendimento aos clientes Avast no Brasil, orienta que este tipo de mensagem nunca seja aberto e orienta a apagá-la imediatamente. “ É muito importante que o usuário nunca acredite em todos estes tipos de e-mails que recebe e que mantenha seu sistema de antivírus sempre atualizado e que possua recurso AntiSpam para bloquear este tipo de mensagem. Os órgãos governamentais nunca enviar este tipo de comunicação por e-mail, na dúvida é melhor usar a central de atendimento dos serviços públicos para obter informações corretas”.
Para se proteger de possíveis arquivos maliciosos no computador, smartphone e tablets, os usuários devem também adquirir ferramentas antivírus. A Stity Tecnologia oferece uma ampla linha de produtos de segurança da Avast que pode ser conhecida em http://www.stity.com.br

Administradores de sistema: valorize-os da maneira correta

Kornelius Brunner (*)

Você pode estar se perguntando: O que é o Dia do Administrador de Sistemas? Nos últimos 15 anos, a última sexta-feira de julho tem sido um dia dedicado a todos aqueles que tornam o trabalho de todo mundo mais fácil, garantindo que as necessidades de TI sejam atendidas e que tudo funcione perfeitamente

Sim, os administradores de sistemas – os chamados SysAdmin – instalam e mantêm tudo funcionando, desde LANs a WANs até internet e intranet, mas você provavelmente os conhece como a primeira pessoa a ser chamada quando o seu computador trava ou você não consegue acessar seus e-mails.

Desafios diários
Enquanto o conceito do BYOD (Bring Your Own Device) e o aumento da disponibilidade de aplicativos de produtividade têm como objetivo facilitar a vida do funcionário, todos estes parâmetros adicionais precisam ser monitorados para garantir a segurança e o tempo de atividade – o que significa mais trabalho para o SysAdmin.
Embora a tecnologia de hoje tenha seus desafios, geralmente são os usuários que tornam o trabalho dos SysAdmin mais desafiador. Como a maioria das empresas têm empregados com diferentes níveis de conhecimento em TI, muitas vezes, os administradores recebem pedidos urgentes que podem ser resolvidos de um jeito simples, reiniciando o computador ou adicionando novas baterias. Tenho que admitir que já fiz pedidos desse tipo antes e talvez você também!
No entanto, apesar dos nossos pedidos diários, os SysAdmin não recebem o crédito que merecem. Se tudo está correndo bem, muitas vezes nem pensamos neles. Se um malware ou spyware segue seu rumo em direção à rede, ele pode destruir todo o sistema. Ou então, se o seu PC deixa de funcionar por um tempo considerável, ele afeta a produtividade. Sem a intervenção do administrador de sistemas, a inatividade pode resultar em um prejuízo financeiro significativo para a empresa. Da mesma forma que hoje é o dia de enviar um e-mail de agradecimento ao seu SysAdmin, eles trabalham duro para serem reconhecidos em apenas um dia.

O que os SysAdmin realmente querem
Bolo e cartões são bem-vindos, mas o que eles realmente querem são ferramentas que facilite suas vidas. Uma ferramenta de gestão de TI é um exemplo de solução que reduz a carga de trabalho e, certamente, deixará os SysAdmins felizes o ano todo. Eis aqui algumas vantagens sobre o que estou me referindo:
Controle proativo de dispositivos – Partes de um sistema, como a saúde de um disco rígido, a CPU e o uso de memória são checadas automaticamente em intervalos específicos e o SysAdmin é avisado quando um determinado parâmetro é ultrapassado. Alertas proativos significam que os problemas podem ser resolvidos rapidamente, e muitas vezes antes que causem impacto à qualidade do desempenho, dando paz de espírito aos SysAdmins.
Visualizar todos os ativos implementados em poucos segundos – Como já discutido antes, cada vez mais os dispositivos estão sendo conectados a uma rede, e os SysAdmins precisam visualizar esses endpoints. Com uma solução de gerenciamento de ativos, um usuário pode gerar relatórios referente a todo o hardware e software, bem como a versão do software e quando ele foi instalado ou modificado pela última vez. Para os SysAdmins, estes relatórios facilitam o rastreamento do hardware e eliminam os riscos inerentes do uso de software desatualizado – especialmente quando os funcionários, muitas vezes, ignoram aqueles pop-ups irritantes, perguntando se querem instalar a versão mais recente.
Proteção dos dispositivos contra softwares maliciosos – Os SysAdmins podem descansar em paz ao saberem que estão sendo feitos scans automáticos, que buscam ameaças como vírus, trojans, rootkits e spywares 24 horas por dia. Se algo fora do comum for detectado, ele será encaminhando para a quarentena e imediatamente será gerado um alerta.

Aproveite agora para agradecer seu SysAdmin e dê uma olhada neste vídeo divertido, do ITbrain – solução da TeamViewer destinada ao gerenciamento remoto e à melhora dos processos de TI -, que mostra de que maneira o dia de hoje não deve ser comemorado. Clique aqui para assistir e depois me diga o que achou.

(*) É diretor de Gerenciamento de Produtos da TeamViewer