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Sete vantagens de uma loja virtual para seu negócio

em Tecnologia
sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Empresa de soluções digitais compartilha os principais benefícios e possibilidades do e-commerce para os pequenos e microempreendedores

Desde que a pandemia do coronavírus (covid-19) chegou ao Brasil, houve uma grande mudança na forma de consumir, entre eles o aumento nas compras online. Por conta do isolamento social, o consumo migrou para o digital, e como consequência, houve o aumento no número de lojas virtuais. Segundo Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), desde o início da pandemia, mais de 107 mil lojas aderiram à venda on-line de seus produtos, o que fez o número desse tipo de negócio quase dobrar, passando de 135 mil lojas ativas para 242 mil. Ou seja, a cada um minuto, uma loja é aberta na internet.

O crescimento do e-commerce pode ter sido alavancado por conta das lojas físicas estarem fechadas, mas há inúmeras diferenças entre a loja física e virtual que além de beneficiar e trazer comodidade ao consumidor, também favorece o empreendedor. O online proporciona o cliente diversas possibilidades, como comparar valores de produtos em várias lojas, pesquisar novidades e tendências. Segundo pesquisa sobre os impactos da pandemia no comportamento do consumo do brasileiro, realizada pelo Instituto Locomotiva, afirma que o interesse dos consumidores em fazer compras online, alavancado pelo isolamento social, deverá permanecer após a pandemia de Covid-19.

O levantamento mostra que 50% dos entrevistados que frequentavam livrarias e papelarias não fariam mais questão de ir às lojas físicas depois da quarentena. Em relação a lojas de artigos para crianças, o percentual é de 49%, a perfumarias e petshops, de 44%; a lojas de departamento e shopping centers, de 41%; e a lojas de material de construção, de 38%.

“É importante reforçarmos o potencial que o e-commerce pode ter para o seu negócio e os benefícios que proporcionam para seus clientes. Como o consumidor enxerga um novo meio de fazer compras, o mercado online tende a continuar crescendo por conta dessa facilidade e possibilidade infinita que a internet tem de entregar produtos de qualquer lugar para qualquer lugar”, conta Lívia Lampert, gerente de marketing e produto da KingHost, empresa de soluções digitais.

Por isso, a especialista preparou algumas dicas das principais vantagens de abrir uma loja online. Confira abaixo:

  1. Funcionamento de 24 horas por dia
    O e-commerce permite estar em funcionamento de 24 horas por dia, sete dias por semana, em feriados e finais de semana, ou seja, possibilita realizar vendas sem depender de um local físico aberto e aproveita a disponibilidade e vontade do cliente de consumir determinado produto em qualquer hora e a qualquer dia.
  2. Integração com as redes sociais
    Com a loja virtual, a integração com as redes sociais é fundamental e facilita a relação de cliente e marca. Basta inserir links nas duas pontas para que elas se comuniquem com eficiência. Aproveite a quantidade de pessoas conectadas a essas mídias para atraí-las para sua loja por meio de posts, fotos, interação entre os seguidores e anúncios patrocinados. Podem usar as redes como Instagram, Facebook, YouTube, entre outros.
  3. Alcance maior de consumidores
    As lojas físicas têm um alcance menor aos consumidores, já que que só conseguem atingir pessoas dos bairros ao redor. Já uma loja virtual, possibilita abranger um público em todo mundo e em qualquer lugar. Com o aumento no número de consumidores, é possível melhorar a quantidade de vendas e de seu negócio, já que não existe a barreira geográfica entre a loja física e o consumidor.
  4. Pluralidade nas formas de divulgação
    A possibilidade de diversas formas de divulgação facilita para que seus clientes possam acessar sua loja virtual com maior agilidade e rapidez. Basta ter um smartphone com conexão à internet para acessar o seu site e começar a realizar as compras em qualquer lugar. Você pode investir em uma comunicação massiva na internet, com soluções como o e-mail marketing, técnicas de SEO, marketing de conteúdo e redes sociais.
  5. Menor custo
    O custo para manter uma loja física geralmente é bastante elevado. Como aluguel, funcionários, energia, manutenção e muitos outros gastos. Já em uma loja virtual, os custos podem, muitas vezes, ser reduzidos e permitem que você invista os valores em melhorias, capacitação do site ou criação de novos produtos.
  6. Pedidos processados com maior facilidade
    A gestão das vendas de uma loja virtual é mais prática e organizada do que a de uma loja física. As informações sobre todos os pedidos ficam agrupadas em uma área dedicada da plataforma da loja. Por lá, é possível fazer um controle cuidadoso de cada pedido feito. As informações são acessíveis e detalhadas, permitindo que todas as etapas do pedido fiquem registradas no mesmo lugar. Isso diminui as chances de erro, oferecendo segurança para você e o consumidor.
  7. Expandir mix de produtos
    Uma loja física depende muito do espaço para aumentar a quantidade de produtos oferecidos. Quando optamos por uma loja online, a possibilidade de aumentar o mix de produtos é facilitada, já que não há limites de M². Com apenas alguns cliques é possível colocar a venda quantos produtos quiser e a qualquer momento.