153 views 6 mins

Seis filmes para empreendedores que você precisa assistir

em Tecnologia
sexta-feira, 15 de maio de 2020

Em meio a um cenário turbulento, como o que estamos vivendo atualmente, ter um olhar diferenciado pode ser determinante para se posicionar no mercado

Georgia Roncon (*)

Nesse contexto, assistir a filmes para empreendedores que foram marco de inovação ou de uma visão diferenciada, é uma ótima estratégia para captar insights valiosos e potencializar a sua carreira e negócios.

Pensando nisso, elaborei um artigo com seis filmes que vão agregar valor ao seu mindset e aos seus resultados. Confira:

Fome de poder
“Fome de poder” retrata a trajetória da poderosa rede de fast food McDonald’s, uma história que começou no século 20 e, ainda hoje, serve como uma excelente fonte de inspiração.

O negócio começou como um simples restaurante à beira da estrada, e se tornou um grande case de sucesso após Ray Kroc estabelecer o seu novo modelo de funcionamento. A ideia central do filme é demonstrar a importância da dedicação e persistência para quem deseja se sobressair, independentemente do tipo de negócio ou da área de atuação.

Walt antes do Mickey
As animações da Disney certamente são conhecidas por empresários de diferentes gerações. Porém, os altos e baixos que estão por trás da ascensão desse império talvez não sejam do conhecimento de todos.

Ao contrário do que muitos possam imaginar, Walt Disney chegou a passar fome e não ter onde morar. Ele teve um longo caminho de desafios, e é justamente esse ensinamento que o filme procura transmitir. Além do espírito inovador e da paixão pelo seu trabalho, o alcance de uma empresa bem-sucedida também teve como base bastante empenho.

Steve Jobs
Outro filme que não pode faltar na sua seleção é o longa que conta a história do fundador da Apple, Steve Jobs. Lançado em 2016, a proposta é mostrar o executivo rígido e o grande visionário que foi Jobs. Para tanto, além dos bastidores da marca e da sua relação com o público e a mídia de um modo geral, o filme também chama a atenção para o quão importante é a quebra de barreiras no mundo corporativo.

Há um ponto central que representa uma peça-chave a todos que desejam progredir nessa carreira: a importância de ser inovador e não recuar diante dos desafios do dia a dia.

O lobo de Wall Street
Estrelado pelo ator Leonardo DiCaprio, “O lobo de Wall Street” se concentra nas pessoas que fazem de tudo para se destacar, inclusive provocar o fracasso dos outros, se for preciso. O longa é baseado na biografia de Jordan Belfort, corretor da bolsa de valores acusado de lavagem de dinheiro e consumo de drogas. O objetivo, portanto, é ressaltar as condutas que devem ser evitadas em qualquer tipo de negócio.

A grande aposta
“A grande aposta” relata a atuação de quatro investidores que previram o risco de inadimplência de títulos de hipoteca oferecidos pelos bancos nos Estados Unidos, que levou à crise imobiliária em 2008. Acima de tudo, o objetivo é deixar claro que, no mundo dos negócios, é fundamental estar sempre um passo à frente, enxergando as tendências e os possíveis movimentos do mercado.

O brasileiro Saverin (à esq.) e Zuckerberg (sentado diante do computador),
em cena de A Rede Social. Foto: (Divulgação/Reprodução)

A rede social
Como o nome já sugere, “A rede social” é um filme que relata a carreira do mais jovem bilionário da história, Mark Zuckerberg, criador do Facebook. O ponto de destaque da obra é o cenário empresarial moderno, pois engloba a realidade de uma geração que cresceu no mundo da internet e, sobretudo, aplica de forma efetiva a tecnologia na sua rotina de trabalho.

Felizmente, temos uma grande lista de filmes para empreendedores. Apesar de eles abordarem diferentes épocas e histórias, há um ponto central que representa uma peça-chave a todos que desejam progredir nessa carreira: a importância de ser inovador e não recuar diante dos desafios do dia a dia.

(*) É Empresária e empreendedora com mais de 13 anos de experiência em gerenciamento comercial, marketing, desenvolvimento de equipes, criação de produtos e implementação de cultura organizacional e inovação, atualmente é Co- Founder do ECQ Lifelong Learning. É formada em Letras Inglês e possui MBA em Gestão Empresarial e Marketing pela FGV.