Fala-se muito em carros elétricos, mas quase nada a respeito dos custos para troca de sua bateria – esse é um assunto que as montadoras evitam.
Vivaldo José Breternitz (*)
E há motivos para isso: nos Estados Unidos trocar a bateria de um desses carros pode custar até 50 mil dólares, preço maior que o de um Tesla Model 3 zero! E isso não vale apenas para os Tesla, mas para todos os elétricos.
Matéria publicada pelo jornal britânico Daily Mail diz que a bateria de um carro elétrico dura em média pouco mais de oito anos. Muitas baterias perdem até 12% da capacidade de carga por volta do sexto ano de uso, e algumas perdem ainda mais. Um dos elétricos mais populares, o Nissan Leaf pode ter perdido 20% de sua autonomia aos oito anos.
As baterias dos carros elétricos têm preços elevados por serem construídas com metais caros como níquel, cobalto, lítio e manganês, os mesmos usados em baterias de celulares e computadores. Além disso, quando a troca é necessária, deve ser feita por um especialista – a maioria das montadoras só permite a substituição em oficinas autorizadas.
A maioria das baterias tem garantia de até oito anos ou 160 mil quilômetros, o que ocorrer primeiro. Encerrada a garantia, a troca geralmente custa ao redor de 16 mil dólares, para os veículos de porte não muito grande. Assim, quando se considerar a compra de um elétrico de segunda mão, é preciso avaliar a situação da bateria; no longo prazo isso deve afetar o mercado de carros usados .
A matéria do Daily Mail aborda outros pontos de interesse dos proprietários desses carros, recomendando que a bateria seja recarregada com o uso de um carregador doméstico conectado à rede elétrica em vez de um carregador rápido – isso ajuda a aumentar a vida útil da mesma.
O jornal também informa que a temperatura ambiente faz muita diferença – os carros elétricos funcionam melhor entre 25 e 45 ºC, e que temperaturas mais baixas reduzem a vida útil da bateria.
Apesar do hype por que passam os elétricos, cuidados são necessários, ao menos até que cheguem ao mercado baterias mais duráveis e baratas.
(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da FATEC SP, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas – [email protected].