As mídias sociais são imensamente importantes, mas cada vez mais cuidados são necessários enquanto as estamos utilizando, pois a cada dia mais golpes são aplicados com o uso das mesmas.
Vivaldo José Breternitz (*)
Um desses golpes é o “romance scam”, algo como “golpe do namoro” – um misto dos velhos e quase sempre não virtuais golpes do baú e conto do vigário.
Apesar de todos os avisos, as autoridades americanas acreditam que neste Dia dos Namorados, o Valentine’s Day, comemorado naquele país no dia 14 de fevereiro, os prejuízos causados por golpistas ultrapassaram os US$ 1,3 bilhões registrados em 2022.
O golpe quase sempre começa com o que parece ser uma mensagem inocente enviada através da mídia social, com os golpistas se apresentando ora como uma mulher que vive em um país devastado pela guerra ou por uma catástrofe natural, ora como um homem trabalhando em uma plataforma de petróleo no meio do oceano ou como um militar servindo no exterior. A única coisa em comum, é que nunca é possível encontrá-los presencialmente.
O relacionamento virtual evolui e logo o vigarista começa a pedir dinheiro “emprestado”, sob diversos pretextos – a vítima, apaixonada, passa então a fornecer dinheiro, até que percebe ter caído em um golpe, momento em que o golpista simplesmente desaparece.
Pesquisas demonstram que 30% dos americanos que utilizaram aplicativos de relacionamento detectaram comportamento suspeito de seus “namorados” e que 17% form vítimas de fraudes, com prejuízo médio de dois mil dólares.
A tragédia pode ser ainda maior: uma americana casada que entregou trinta mil dólares a um vigarista, acabou sendo morta pelo marido, que a seguir suicidou-se.
Cautela nunca é excessiva no ambiente das mídias sociais, e aqui no Brasil onde logo acontece o Dia dos Namorados, o perigo deve aumentar.
(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie.