131 views 3 mins

Ralph Baer, o criador dos consoles para videogames

em Tecnologia
sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

Ralph Baer criou, patenteou e lançou o primeiro console para videogames a ser conectado a televisores, lançando assim as bases para a moderna indústria de games.

Vivaldo José Breternitz (*)

Em 1966, enquanto trabalhava para a Sanders Associates, empresa voltada à área de defesa, Baer escreveu um documento de quatro páginas descrevendo como poderia ser um console; nos anos seguintes, liderando um time de profissionais da Sanders, desenvolveu suas ideias, que foram patenteadas em 1969.

Em 1972, a Sanders licenciou a invenção para a fabricante de televisores Magnavox, que a lançou no mercado com a marca “Odyssey” – foi o primeiro console doméstico. O produto não foi um grande sucesso, mas um dos jogos que eram oferecidos, uma espécie de tênis, inspirou a Atari, que lançou o “Pong” naquele mesmo ano — esse sim, um grande sucesso; a Magnavox processou a Atari por pirataria e ganhou uma ação que obrigou essa última a pagar pelo uso da ideia.

Sanders, nascido na Alemanha em 1922, foi para os Estados Unidos aos 17 anos juntamente com sua família, fugindo do nazismo. Aprendeu a consertar rádios através de um curso por correspondência no início dos anos 1940 e abriu uma pequena oficina nesse ramo. Convocado pelo Exército, nele permaneceu por três anos, cursando em seguida o American Television Institute of Technology em Chicago, onde recebeu em 1947 um diploma de engenharia.

Trabalhou em diversas empresas até chegar à Sanders, tendo desenvolvido o videogame a partir de ideias que vinha aplicando a projetos militares.

Depois do Odyssey, Baer desenvolveu vários outros games e brinquedos, sempre registrando cuidadosamente suas ideias e projetos, o que acabou sendo muito útil para a Magnavox em outros processos que a empresa moveu acusando concorrentes de plágio, como contra a Nintendo, por exemplo.

Em sua autobiografia de 2005, Videogames: In the Beginning, disse que os processos movidos pela Magnavox foram importantes para que seu trabalho fosse reconhecido; em 2006, recebeu do Presidente Bush a   National Medal of Technology, a mais alta condecoração americana por realizações na área de tecnologia.

Ralph Baer faleceu em 2014 aos 92 anos.

(*) É Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas.