A modernização de processos vai de encontro à necessidade de se expandir os negócios e potencializar resultados obtidos através de soluções inovadoras
Renato Halt (*)
Em tempos de transformação digital, com o público consumidor cada vez mais antenado quanto às tendências mercadológicas, oferecer um serviço capaz de conquistar a fidelidade do usuário não é um procedimento de simples execução. Existem variáveis numerosas que podem dificultar a vida do gestor, e para resolver possíveis entraves, a adoção de ferramentas tecnológicas mostra-se determinante na medida em que proporciona alternativas operacionais de alto teor estratégico. É nesse sentido que se deve pensar na implementação de uma empresa inteligente, que em termos práticos, significa utilizar tecnologias recentes a fim de retirar insights do campo das ideias e aplicá-los através de ações por toda a empresa, sempre em tempo real.
Para os próximos meses, a retomada após o período de pandemia passa diretamente por essa nova concepção sobre a estrutura de TI das organizações. É importante inserir os colaboradores nessa transição ao digital, unindo a participação humana ao poder analítico ligado à tecnologia. Dessa forma, os pilares característicos de uma empresa inteligente serão construídos com muito mais facilidade.
IA como plataforma de compreensão humana
Os recursos extraídos da Inteligência Artificial (IA), somados à inserção da Internet das Coisas (IoT) como método de trabalho que priorize o valor analítico dos dados disponíveis, ajudam a estruturar processos capazes de compreender emoções humanas a fim de indicar as melhores interações com os usuários. Também contribuem para que se crie uma cultura interna focada na antecipação de demandas, baseando-se em abordagens preditivas.
Esse nível de maturidade corporativa pode ser alcançado se a empresa em questão centralizar seus esforços na transformação de informações sensíveis sobre a persona estabelecida, atribuindo o devido valor comercial. Logo, as relações externas respeitarão as particularidades de cada um, fomentando o Customer Experience.
O trunfo por trás de plataformas integradas em nuvem
Soluções de nuvem não ficam alheias às contribuições tecnológicas para a sustentação de uma empresa inteligente. São plataformas designadas para fornecer um controle intuitivo sobre as informações obtidas em todas as operações, unificando dados originados em setores diversos. Esse alinhamento entre departamentos é imprescindível para que os processos internos sejam aprimorados cada vez mais, sempre em prol do serviço final.
Todos os caminhos levam à experiência do cliente. Por trás de uma jornada de fidelização eficaz, deve existir uma verdadeira reunião de referenciais analíticos sobre as melhores decisões a se tomar. No entanto, não se pode renegar a criação de insumos factíveis para que os colaboradores trabalhem com tranquilidade, apoiados pela assertividade da máquina.
Como o conceito de Observability se aplica nesse cenário?
Com o crescimento no fluxo de dados e a agilidade adquirida pela adoção de soluções tecnológicas, os desafios operacionais tendem a acompanhar novas demandas internas. A metodologia de Observability atua na otimização de aplicações como as encontradas no sistema de nuvem, concretizando a inteligência analítica como ponto de partida para qualquer tomada de decisão.
Substituindo métodos tradicionais e de pouca eficácia no monitoramento dessa quantidade exacerbada de informações geradas, o conceito alinha os profissionais de TI sob uma única política de trabalho preditiva, cedendo à automação como meio de gerenciamento e coleta de dados armazenados em nuvem. Isso significa uma antecipação muito mais precisa de possíveis falhas nos processos conduzidos.
Não há como negar a influência da transformação digital sobre a infraestrutura de empresas preocupadas em corresponder às exigências de um mercado em constante evolução. A tecnologia prepara o terreno empresarial para que as pessoas explorem suas capacitações, contribuindo para a prosperidade do negócio.
Você já utiliza alguma dessas ferramentas em sua empresa? Conte-nos sobre sua experiência!
(*) É Co-Founder da b2finance e Head of SAP Business One.