77 views 3 mins

PlayStation chega aos 30 anos

em Tecnologia
terça-feira, 10 de dezembro de 2024

Lançada pela Sony em dezembro de 1994, o PlayStation custava cerca de 300 dólares quando chegou às lojas japonesas.

Vivaldo José Breternitz (*)

A gigante da tecnologia precisava vender 1 milhão de unidades para cobrir os custos de desenvolvimento, o que aconteceu rapidamente, com o gadget se tornando um fenômeno cultural, mas que chegou à Europa e aos Estados Unidos apenas quase um ano depois.

“O PlayStation realmente transformou tudo: hardware, software, distribuição e marketing”, disse Hiroyuki Maeda, especialista em videogames, à agência France Presse. Desde 1994 até hoje o console redefiniu o mundo dos videogames e estabeleceu as bases para um ecossistema que envolve milhões de fãs ao redor do mundo.

Uma das chaves do sucesso do PlayStation foi a transição de um dispositivo destinado aos jovens, imagem que caracterizava o rival Nintendo, para um entretenimento voltado aos adultos, atraídos por jogos de luta e de características militares, como Resident Evil e Metal Gear Solid.

O célebre diretor e roteirista David Lynch foi contratado para a campanha publicitária do PS2, lançado em 2000, que abordou temas destinados ao público adulto; o PlayStation 2 ainda é o console de maior sucesso da história tendo vendido mais de 160 milhões de unidades e entrado para a lista dos 10 produtos mais vendidos de todos os tempos, elaborada pela revista Time.

Em novembro de 2006, estreou o PlayStation 3 com suporte a Blu-ray e resolução Full HD. Em novembro de 2013, surgiu a quarta geração, com suporte a jogos em streaming; em novembro de 2020, foi lançado o PlayStation 5, um console mais potente e rápido, com controles mais precisos do ponto de vista sensorial.

Em um vídeo comemorativo dos 30 anos, a Sony se dirigiu aos seus usuários afirmando que “nos últimos trinta anos, percorremos um longo caminho juntos, construindo histórias épicas e dando vida a experiências únicas”. Como parte das comemorações, foi lançada uma série de novos temas com toques nostálgicos inspirados nas antigas gerações do PlayStation.

No Brasil, o PlayStation alcança preços que podem chegar a R$ 6,5 mil.

(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas – [email protected].