A OpenAI anunciou ter ultrapassado a marca de um milhão de usuários pagantes de seus produtos empresariais ChatGPT Enterprise, Team e Edu.
Vivaldo José Breternitz (*)
Esses produtos são diferentes versões do ChatGPT, desenvolvidas pela OpenAI para atender a necessidades específicas de diversos tipos de usuários e organizações:
Ao lançar ChatGPT em novembro de 2022, a OpenAI impulsionou fortemente a ascensão da inteligência artificial – em abril passado, tinha 600 mil usuários pagantes; ultrapassar um milhão em cerca de quatro meses é algo impressionante.
Brad Lightcap, COO da OpenAI, disse que a inteligência artificial está redefinindo a maneira como as pessoas trabalham e que a empresa se orgulha de estar ajudando as pessoas a serem mais produtivas, simplificar operações e identificar oportunidades de inovação.
Segundo a OpenAI, Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido e Japão são os países onde suas ferramentas são mais utilizadas. Estão utilizando os produtos da OpenAI organizações como o grupo jornalístico Financial Times, a Universidade de Oxford, e a farmacêutica Sanofi, que os usa para acelerar o desenvolvimento de medicamentos e levá-los mais aos pacientes de maneira mais eficiente.
De acordo com uma pesquisa realizada pela OpenAI, que ouviu 4.700 usuários empresariais ao redor do mundo, 92% relataram aumento de produtividade, 88% disseram ter economizado tempo e 75% observaram melhorias em termos de criatividade e inovação. Os principais casos de uso incluem pesquisas, redação e edição de conteúdos e geração de ideias.
Estas, ao menos, são situações em que inteligência artificial é usada para o bem.
(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da FATEC SP, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas – [email protected].