O vírus I Love You foi criado no ano de 2.000 – não foi o primeiro vírus de computador, mas foi aquele que mais danos causou até o momento – segundo estimativas, infestou 45 milhões de computadores apenas nas primeiras 24 horas e causou danos da ordem de 20 bilhões de dólares, entre prejuízos aos negócios e custos de sua remoção.
Vivaldo José Breternitz (*)
Era transmitido por um email que dizia algo como “veja minha carta de amor anexa” – esse anexo era um script que sobrescrevia arquivos do usuário e mandava cópias de si mesmo para todos os contatos do usuário no Outlook.
O vírus teve origem nas Filipinas, espalhando-se depois, via Hong Kong, para a Europa, Estados Unidos e pelo resto do mundo; causou enorme pânico.
Em dez dias, mais de 50 milhões de computadores foram infectados, estimando-se que tenha afetado 10% das máquinas conectadas à internet. Instituições como Pentágono, CIA, Parlamento Britânico e grandes empresas foram vítimas e decidiram suspender completamente seus serviços de email tentando conter o problema.
Na atualidade, o combate aos vírus tem extrema importância no ambiente de Tecnologia da Informação e, apesar de o I Love You não ter sido projetado para trazer lucros aos seus criadores, serviu para que nos conscientizamos da importância de cuidados com o assunto, especialmente quanto ao clicar em links e anexos acerca dos quais não temos certeza do que realmente são.
(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da FATEC SP, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas.