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O Ford Modelo T – um carro icônico

em Tecnologia
sexta-feira, 24 de maio de 2024

Nesses tempos em que se fala tanto de veículos elétricos e autônomos, vale a pena lembrar um carro que está na raiz de todas as tecnologias veiculares que hoje utilizamos: o Ford Modelo T.

Vivaldo José Breternitz (*)

O Modelo T, lançado em 1908, foi o primeiro carro a ser produzido em massa usando técnicas de linha de montagem – um método pioneiro criado pelo próprio Henry Ford. Essa abordagem inovadora não apenas acelerou o processo de fabricação de forma significativa, mas também reduziu drasticamente os custos; ao ser lançado o carro custava US$ 850 (da época) e em 1927, quando saiu de linha, US$ 290.

Como resultado disso, o Modelo T se tornou acessível para o americano médio – efetivamente colocando aquele país sobre rodas.

Muitos perguntam porque o carro foi chamado Modelo T – ele deve seu nome ao fato de que, antes de lança-lo, Henry Ford e seus engenheiros haviam criado cerca de 20 protótipos, cada um nomeado com uma letra diferente e apresentando melhorias em relação ao anterior. Quando a empresa chegou protótipo “T”, concluiu que havia chegado a uma combinação adequada de durabilidade, confiabilidade, preço e simplicidade e lançou o veículo com essa marca.

Essas características tornaram o Modelo T particularmente bem-sucedido – foi projetado para ser fácil de dirigir, barato e de manutenção simples.

Tudo isso tanto atraiu os moradores das cidades quanto os agricultores – o carro era usado para tudo, desde o deslocamento diário até tarefas mais exigentes nas fazendas – um de seus modelos era um pequeno caminhão.

Em 1919 a Ford se tornou o primeiro fabricante de automóveis no Brasil, produzindo Modelos T, que em 1920 eram mais da metade dos veículos que circulavam no mundo.

O Modelo T fomentou o crescimento da cultura do automóvel; com cerca de 15 milhões de unidades vendidas até deixar de ser produzido, suas características contribuíram para o desenvolvimento da indústria automobilística e da infraestrutura viária ao redor do mundo, tendo, por essas razões sido eleito no ano 2000 o “Carro do Século” pela Global Automotive Elections Foundation.

(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da FATEC SP, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas – [email protected].