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O avô do Tinder

em Tecnologia
quinta-feira, 28 de setembro de 2023

Quem pensa que o uso de tecnologia para paquera surgiu com a internet, engana-se.

Vivaldo José Breternitz (*)

Em meados dos anos 1960, estudantes de Harvard criaram um serviço chamado “Operation Match”, que usava um computador IBM 1401 para tentar dar aos jovens da época o parceiro ideal.

O 1401 foi lançado em fins de 1959, e cinco semanas após sua chegada ao mercado, mais de 5.200 clientes já haviam encomendado a máquina, que pesava cerca de 5 toneladas. Cerca de dezesseis mil foram fabricados até 1971, quando foi substituído pela linha /360. Vale registrar que o 1401 fazia tanto sucesso que o desenvolvimento do /360, que também revolucionaria o mundo da computação, quase foi abandonado pela IBM.

Naquela época, a IBM adotava a política de não vender computadores, ela os alugava; o custo do aluguel da menor configuração disponível estava ao redor de US$ 2.500 (em valores da época; atualmente cerca de US$ 26 mil), incluído o software básico (sistema operacional, utilitários etc.).

Jeff Tarr, Dave Crump e Douglas Ginsburg, alunos de Harvard, idealizaram o serviço e por US$ 100 (cerca de US$ 1.000 atualmente) contrataram um aluno de Ciência da Computação para desenvolver o sistema que o suportava. Os interessados preenchiam um formulário em que se descreviam e as características da pessoa que procuravam – os dados dos formulários a seguir eram transferidos para cartões perfurados e inseridos no computador.

Mediante uma taxa de cerca de US$ 30 atuais, o sistema processava os dados e imprimia um relatório com as informações sobre 5 pessoas que poderiam interessar a cada um dos clientes. Esses relatórios eram enviados via correio – o sucesso foi grande: alguns meses depois do lançamento, dezenas de milhares de pessoas haviam se cadastrado e escritórios foram abertos em diversas cidades para atender aos interessados.

A Operation Match foi pioneira também em algumas coisas que os atuais Big Data/Analytics estão fazendo: descobriu algumas características comuns em alguns grupos – as garotas mais sofisticadas, chamadas “preppy types” gostavam de rapazes que usavam um perfume chamado Royall Lime, enquanto as mais esportivas preferiam os que usavam Old Spice.

Tendo atingido mais de um milhão de usuários (mas não dando lucro), o serviço foi vendido em 1968 para um grupo que passou a usar o sistema para encontrar parceiros ideais para dividirem apartamentos em universidades.

(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da FATEC SP, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas.