104 views 2 mins

Na Noruega, os carros elétricos superam os movidos a gasolina

em Tecnologia
segunda-feira, 07 de outubro de 2024

A Noruega é o primeiro país em que o número de carros elétricos supera o de movidos a gasolina.

Vivaldo José Breternitz (*)

No final de agosto, dos 2,8 milhões de carros particulares registrados no país nórdico, 754.303 são totalmente elétricos, contra 753.905 movidos a gasolina; os movidos a diesel continuam sendo os mais numerosos, são um pouco menos de 1 milhão, mas suas vendas estão caindo rapidamente.

A Noruega, paradoxalmente um grande produtor de petróleo e gás, estabeleceu uma meta no sentido de que até 2025, todos os carros novos vendidos sejam veículos de emissão zero – principalmente elétricos, já que a participação dos movidos a hidrogênio é insignificante. A União Europeia pretende atingir a mesma meta até 2035.

Em agosto, os veículos totalmente elétricos representaram 94,3% dos carros novos vendidos na Noruega – o campeão de vendas foi o Tesla Modelo Y.

Os incentivos fiscais generosos oferecidos para veículos elétricos tornaram seus preços muito competitivos em relação aos movidos a gasolina, diesel e híbridos.

O sucesso dos elétricos na Noruega contrasta com as dificuldades observadas em outras partes da Europa, onde as vendas começaram a cair no final de 2023 e agora representam apenas 12,5% dos carros novos vendidos.

Dificuldades semelhantes vem sendo observadas em outros países, inclusive nos Estados Unidos, onde as locadoras de automóveis, responsáveis por parte importante do número de carros novos vendidos pelas montadoras, tem deixando de adquirir elétricos e vem se desfazendo dos veículos desse tipo que compõem suas frotas.

(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da FATEC SP, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas – [email protected].