A Meta, antigo Facebook, anunciou que abrirá sua primeira loja física de varejo no próximo dia 9 de maio.
Vivaldo José Breternitz (*)
É um sinal da crescente importância de seus negócios na área de hardware, à medida que a empresa se volta para o metaverso. A “Meta Store” fica em Burlingame, Califórnia, perto da sede de sua divisão Reality Labs, que diz “reunir as mentes mais brilhantes de diversas disciplinas para cumprir a missão de criar ferramentas que ajudem as pessoas a se sentirem conectadas a qualquer hora, em qualquer lugar” e está desenvolvendo o metaverso, o principal projeto da Meta.
Na loja estarão à venda diversos produtos da empresa, como os headsets de realidade virtual, óculos inteligentes Ray-Ban Stories e dispositivos da linha Portal, além de oferecer demonstrações interativas para os possíveis compradores.
Para a Meta, as lojas físicas de varejo destinam-se não apenas a vender mais hardware, mas a expor mais pessoas às suas tecnologias, especialmente realidade virtual e aumentada, fundamentais para o metaverso, que a Meta anuncia ser o futuro da internet. Em um post recente, Mark Zuckerberg disse que a nova loja ajudará as pessoas a “terem uma noção do que está por vir à medida que construímos o metaverso”.
Embora essa loja seja modesta em termos de tamanho, cerca de 150 metros quadrados, é possível que os planos da Meta para o varejo sejam muito maiores: o New York Times disse há cerca de um ano que a empresa estava pensando em abrir lojas em todo o mundo.
Resta saber se haverá clientes para todas essas lojas, lembrando que em 2021 a divisão Reality Labs perdeu 10 bilhões de dólares.
(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de IoT.