194 views 48 secs

Mercado de PCs registra pequeno declínio

em Tecnologia
terça-feira, 12 de abril de 2022

Após dois anos de crescimento de dois dígitos, as vendas globais de dispositivos de computação pessoal caíram 5% no primeiro trimestre de 2022, de acordo com pesquisa realizada pela IDC, grande empresa de inteligência de mercado.

Vivaldo José Breternitz (*)

Apesar da desaceleração, foram vendidos 80,5 milhões de laptops, desktops, notebooks e estações de trabalho durante o primeiro quarto de 2022, marcando o sétimo trimestre consecutivo em que as vendas globais ultrapassaram 80 milhões. Desde 2012, esse é o período mais longo em que as vendas dessas máquinas superam os 80 milhões no trimestre.

O ranking de fornecedores segue inalterado: a Lenovo lidera com uma fatia de 23% do mercado, seguida por HP e Dell, com 20% e 17%, respectivamente. A Apple ficou em quarto lugar e o quinto foi compartilhado por ASUS e Acer.

Esse pequeno declínio era esperado, após as festas de final de ano, em que computadores e tablets historicamente vendem mais; o que impressiona é a capacidade da indústria conseguir vender mais de 80 milhões de unidades em um momento em que a logística, a cadeia de suprimento, a pandemia e fatores geopolíticos trazem turbulência ao mercado.

(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de IoT.