195 views 3 mins

Marty Cooper – o pai do celular

em Tecnologia
terça-feira, 11 de outubro de 2022

Martin Cooper, conhecido como “Marty”, é considerado por muitos como o pai do telefone celular.

Vivaldo José Breternitz (*)

Nascido em Chicago no ano de 1928, formou-se em 1950 pelo Illinois Institute of Technology (IIT), tendo a seguir se alistado na Marinha, onde permaneceu durante a Guerra da Coréia (1950-1953) servindo como oficial a bordo de submarinos.

Em 1954 foi trabalhar para a Motorola, ao mesmo tempo em que fazia um mestrado, também no IIT. Na empresa, ocupou diversos postos, tendo a partir de 1973 trabalhado no desenvolvimento do telefone celular, patenteado naquele ano. Os celulares entraram em operação comercial no Japão e na Suécia em 1979, nos Estados Unidos em 1983 e no Brasil em 1990.

Em 3 de abril de 1973, Cooper fez a primeira chamada a partir de um celular. Do outro lado da linha estava Joel Engel, chefe dos Bell Labs, originalmente o braço de pesquisa e de desenvolvimento da AT&T e que também estava tentando desenvolver a tecnologia de celulares. 

“Joel, aqui é Marty. Eu estou te ligando de um telefone celular, um telefone celular portátil de mão, real”, disse Cooper. As empresas eram concorrentes e Marty aproveitou para exibir o invento e gozar o rival, como era de seu estilo.

O primeiro celular da Motorola foi o DynaTAC 8000x (DYNamic Adaptive Total Area Coverage) – media 25 cm. de comprimento, 7 cm. de largura e pesava cerca de 1 quilo; sua bateria suportava 20 minutos de conversação, depois do que precisava ser carregada durante 10 horas – foi o equipamento que Cooper usou para ligar para Engel; a preços de hoje, custaria cerca de US$ 22 mil.

Marty era famoso por seu senso de humor: dizia que os 20 minutos da bateria não eram um problema, pois ninguém conseguiria segurar o telefone por todo esse tempo. Também dizia que a ideia do celular nascera quando vira o Capitão Kirk, da série “Jornada nas Estrelas”, usar seu comunicador.

Marty continuou ativo nesse campo por muito tempo, tendo em 1992 sido um dos fundadores da ArrayComm, uma empresa de software para comunicação sem fio, sediada em Illinois, mas a ligação para Engel foi realmente o ápice!  

(*) É Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas.