146 views 2 mins

Mais uma ameaça: GPS spoofing

em Tecnologia
terça-feira, 27 de agosto de 2024

De acordo com pesquisadores de segurança cibernética, vem sendo observado um aumento nos ataques de “spoofing” de GPS, uma forma de ataque digital que pode, entre outras coisas, desviar aviões de seu curso.

Vivaldo José Breternitz (*)

Houve um aumento de 400% nos casos de spoofing de GPS afetando aviões comerciais nos últimos meses, segundo o OPSGROUP, uma entidade que reúne profissionais ligados à aviação e tem como objetivo compartilhar informações a respeito da área.

Muitos desses incidentes envolvem sinais de GPS falsos, especialmente em zonas de conflito. Esses sinais transmitem informações incorretas enviadas ao espaço aéreo circundante, na tentativa de confundir aeronaves inimigas, drones ou mísseis.

O GPS, abreviação de Global Positioning System, substituiu em grande parte os caros dispositivos terrestres que transmitem sinais de rádio para guiar os aviões. No entanto, é bastante fácil, além de enviar sinais falsos, bloquear ou distorcer sinais de GPS, usando dispositivos compostos por peças relativamente baratas e fáceis de obter. Para colocar em operação dispositivos como esses, basta conhecimento tecnológico básico.

Tornou-se público, recentemente, o fato de que aviões da empresa finlandesa Finnair sofreram ataques de spoofing de GPS, o que levou a empresa a suspender temporariamente os voos para a cidade estoniana de Tartu. O governo finlandês atribuiu os ataques à vizinha Rússia.

Segundos especialistas em aviação, dificilmente um spoofing de GPS, isoladamente, vai derrubar um avião, porém um desses ataques pode iniciar o que se chama em aviação de “cascade of events” – um evento pequeno desencadeando uma série de outros, que podem acabar gerando uma tragédia.

(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da FATEC SP, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas – [email protected].