A Ikea, grande e badalada empresa sueca que vende móveis e outros utensílios para a casa, informou que aumentou o uso de drones para controle de estoques em seus depósitos, tendo em uso agora cem desses equipamentos.
Vivaldo José Breternitz (*)
A Ikea passou a usar drones, fabricados pela Verity em 2020, inicialmente em seus depósitos na Suiça; a Verity é especializada na aplicação de drones em trabalhos como esse, e tem sua sede em Zurique.
Agora, os drones já são usados em 16 armazéns da Ikea, situados na Bélgica, Croácia, Eslovênia, Alemanha, Itália e Holanda. A gigante sueca de móveis diz que os drones aumentam a precisão das informações sobre os produtos em estoque e tornam os locais de trabalho mais seguros, evitando que funcionários utilizem escadas e movimentem produtos para contá-los.
A Verity foi fundada por Raffaello D’Andrea, um dos criadores da Kiva Systems, que agora é a Amazon Robotics. Conforme explicou D’Andrea, os drones decolam de estações de carregamento e em seguida vão para cada palete do depósito, capturando imagens, vídeos e fazendo varreduras 3D dos itens.
Terminado o trabalho, os drones retornam às estações de carregamento, onde os dados capturados são baixados; os drones não apenas contam o estoque, mas também ajudam os funcionários a determinar se algo está faltando ou armazenado no lugar errado.
Esta não é a única solução de alta tecnologia que a Ikea está usando para agilizar o trabalho em seus armazéns. Em sua loja em Covina, Califórnia, a Ikea emprega um sistema automatizado de prateleiras que eliminou a maioria das empilhadeiras e permite manter mais itens em estoque.
A Ikea também está fazendo testes em um depósito na Croácia, onde pequenos robôs controlados por rádio coletam produtos armazenados em caixas e os entregam aos funcionários que providenciarão para que cheguem aos clientes.
“A introdução de drones e outras ferramentas avançadas – como, por exemplo, robôs para coleta de mercadorias – é uma vitória para todos”, diz Tolga Öncu, executivo da empresa. Segundo ele, isso “melhora o bem-estar de nossos colegas de trabalho, reduz os custos operacionais e nos permite ser mais acessíveis e convenientes para nossos clientes.”
Evidentemente, a empresa também vê com satisfação a diminuição da mão de obra necessária…
(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas.