169 views 3 mins

Machine Learning e digitalização de documentos: chave para uma parceria

em Tecnologia
sexta-feira, 26 de julho de 2024

Um relatório apresentado pela Data Dilema apontou que 12,5% do tempo de uma equipe é gasto na análise e coleta de dados do mercado e seu público, o que corresponde a cinco horas por semana. Além disso, de acordo com a Forrester, a utilização de documentos digitais subiu de 25% – antes da pandemia – para 54% – depois da pandemia – no Brasil.

No mundo empresarial em constante evolução, a capacidade de acessar e gerenciar informações de forma eficiente se torna cada vez mais crucial. É nesse contexto que a integração de tecnologias como machine learning e digitalização de documentos emerge como uma aliança poderosa, moldando o futuro das operações empresariais.

A fusão dessas duas tecnologias permite não apenas a rápida digitalização de documentos físicos, mas também a extração inteligente de dados essenciais neles contidos. Essa sinergia proporciona uma transformação significativa na maneira como as empresas lidam com informações, capacitando-as a tomar decisões mais informadas e ágeis.

Para Tiago Penteado, head de tecnologia e produtos da Pitney Bowes, multinacional especializada em soluções de logística, envio de documentos, encomendas e pacotes, ter essas tecnologias é garantir que a informação certa esteja no lugar certo: “Com esses sistemas, as empresas podem não apenas economizar tempo e recursos, mas também desbloquear o verdadeiro potencial de seus dados e contribuir para uma operação mais segura, ágil e eficaz”.

Ainda segundo o head, a utilização de algoritmos de machine learning permite uma análise automatizada de documentos digitalizados, identificando padrões, categorizando informações e até mesmo antecipando necessidades futuras com base em dados históricos. Essa abordagem pode otimizar processos e abrir portas para insights valiosos que impulsionam a inovação e a competitividade.

Como impacto destes recursos tecnológicos, 23% dos empregos devem sofrer mudanças até 2027, impulsionados, principalmente, pelas soluções desenvolvidas com o uso da inteligência artificial (IA), com destaque para funções relacionadas ao machine learning e demais ferramentas de IA, conforme o relatório “Futuro do Trabalho 2023”, do Fórum Econômico Mundial.

“Com a crescente complexidade dos ambientes empresariais e a explosão de dados, a necessidade de soluções inteligentes de gerenciamento de informações caminha para ser uma realidade ainda mais permanente em todos os segmentos do mercado. Cabe a nós do mundo corporativo, lidar com essa abordagem mais holística e nos adaptar para atender a essas demandas, preparando as organizações para os desafios futuros”, finaliza Tiago. – Fonte e outras informações: (https://www.pitneybowes.com/br).