De acordo com a IDC, empresa que pesquisa o mercado de tecnologia, as vendas globais de PCs totalizaram 262,7 milhões de unidades em 2024, o que representou um aumento de 1% em relação ao ano anterior, um crescimento bastante modesto.
Vivaldo José Breternitz (*)
Todos os principais fabricantes de PCs, exceto a Dell, conseguiram vender mais computadores do que em 2023 e aumentaram ligeiramente suas participações no mercado, essencialmente à custa do market share de fabricantes menores.
A Lenovo liderou com uma participação de 23,5%, vendendo 61,8 milhões de unidades, um aumento de 4,7%. A HP manteve a segunda posição, com 53 milhões de máquinas vendidas, crescendo 0,1%, enquanto a Dell vendeu 39,1 milhões de unidades, uma queda de 2,2%. As vendas da Apple chegaram a 22,9 milhões, um aumento de 4,5%, e a Asus viu o maior crescimento, 6,4%, atingindo 17,9 milhões de unidades. As vendas de fornecedores menores diminuíram 2,1%, refletindo o processo de consolidação por que passa o mercado.
A pequena melhoria nas vendas é atribuída à concessão de subsídios governamentais na China, às promoções de vendas de fim de ano nos Estados Unidos e Europa e ao fato de empresas estarem atualizando seu hardware antes do fim do suporte para o Windows 10, previsto para outubro de 2025.
O cenário para 2025 não está claro. Existem oportunidades óbvias trazidas pelo fim do suporte ao Windows 10 e pela chegada de PCs com inteligência artificial, mas a combinação de instabilidade econômica e possíveis aumentos de preços e impostos, tornam o planejamento dos fabricantes difícil, para dizer o mínimo.
Ainda assim, a indústria parece cautelosamente otimista quanto ao crescimento no longo prazo.
(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas – [email protected].