391 views 2 mins

Jovens usam chatbots para se informar

em Tecnologia
quinta-feira, 26 de junho de 2025

Os chatbots, robôs conversacionais baseados em inteligência artificial, como o ChatGPT, estão começando a ser usados como fontes de informação, especialmente pelos mais jovens.

Vivaldo José Breternitz (*)

A constatação está no relatório anual sobre meios de comunicação recentemente divulgado pelo Instituto Reuters para o Estudo do Jornalismo, da Universidade de Oxford. O estudo é baseado em entrevistas online feitas com 97 mil pessoas de 48 países, incluindo o Brasil.

Segundo o relatório, 7% dos entrevistados afirmam usar semanalmente ferramentas de IA para se informar — um número ainda considerado baixo. No entanto, esse percentual sobe para 12% entre os menores de 35 anos e para 15% entre os menores de 25.

Apesar da crescente adoção, o público segue desconfiado: muitos acreditam que informações geradas por IA são menos transparentes e confiáveis.

O ChatGPT, da OpenAI, é o mais utilizado como fonte de informação, à frente do Gemini, do Google, e do Llama, da Meta. Grandes empresas de mídia têm firmado acordos com plataformas de IA – a Associated Press fornece conteúdo ao Gemini e à OpenAI; a Meta utiliza conteúdo da Reuters.

Os usuários apontam como principais vantagens dessas ferramentas a personalização das informações e a capacidade de resumir textos, traduzi-los, sugerir conteúdos e responder a perguntas sobre notícias.

Outro destaque do relatório é a permanência da rede X (ex-Twitter) como importante plataforma de debate público global; usada por 11% dos entrevistados para se informar, X segue atrás de Facebook (26%), YouTube (21%), Instagram (16%) e WhatsApp (15%). Outras redes, como Bluesky, Threads e Mastodon têm pouca relevância nessa área.

É mais uma mudança de cenário com as quais a mídia tradicional precisa conviver.

(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor e consultor – [email protected].