O SK Group é o terceiro maior conglomerado empresarial da Coreia do Sul, composto por mais de 90 subsidiárias e afiliadas que partilham a marca e a cultura corporativa.
Vivaldo José Breternitz (*)
A Sapeon é uma startup, spin-off do SK, que acaba de anunciar um chip para data centers, voltado ao processamento em ambientes de inteligência artificial e que pretende concorrer com rivais poderosos, como Nvidia, AMD e Huawei – é mais um player que se junta à corrida global para desenvolver chips desse tipo.
A Sapeon disse à mídia que seu novo chip X330 tem aproximadamente o dobro do desempenho computacional e 1,3 vezes melhor eficiência energética do que os produtos concorrentes lançados este ano, sem, no entanto, descer a detalhes.
O produto, que dará suporte ao processamento de software como os LLMs (Large Language Models) usados em serviços como o ChatGPT, deve começar a ser produzido em escala comercial no primeiro semestre do próximo ano e será fabricado pela taiwanesa TSMC, a maior fabricante terceirizada de chips do mundo.
Este é um mercado em ebulição, causada pelo rápido desenvolvimento tecnológico e por motivações geopolíticas, como as preocupações do governo americano com o avanço tecnológico e militar dos chineses e os incentivos que o mesmo vem dando às empresas do ramo baseadas naquele país.
(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da FATEC SP, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas.