A transformação dos meios de pagamento está sendo acelerada pela incorporação da inteligência artificial ao setor, trazendo uma mudança importante na forma como realizamos transações financeiras. Um estudo recente conduzido pela Edelman Comunicação, a pedido da Microsoft, revela um aumento no interesse e na adoção de tecnologias de inteligência artificial (IA) por micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) em diversos setores econômicos. A pesquisa indica que a maioria das MPMEs (74%) utiliza IA com regularidade ou de forma contínua, enquanto 90% estão no processo de incorporar essa tecnologia em suas operações. Quando falamos sobre utilização de IA no setor de meios de pagamentos, é importante abordar o impacto do uso da ferramenta sob dois pontos de vista: o de personalização de serviços aos clientes e prevenção a fraudes.
No tocante a customizar o atendimento aos clientes, hoje com apoio da IA, empresas conseguem traçar, e com isso entender melhor, os perfis desses, possibilitando segmenta-los de acordo com seus comportamentos e preferências. Isso faz com que as empresas ofereçam um atendimento mais personalizado, além de melhores serviços de acordo com cada perfil. Um exemplo é em relação àqueles que possuem bom histórico de pagamentos, que podem receber vantagens exclusivas, enquanto outros com menor engajamento podem ser direcionados a estratégias de retenção. Essa análise transforma a experiência do usuário, tornando-a mais eficiente, fazendo inclusive com que a empresa possa economizar recursos pessoais e financeiros.
Já ao falarmos de fraudes, entendemos que esse é um dos maiores desafios da atualidade: como preveni-las? Com o avanço das tecnologias, os fraudadores também passaram a utilizar a Inteligência Artificial para aperfeiçoar seus métodos. Existem técnicas, como deepfake, que permite copiar rostos e vozes de indivíduos, que estão cada vez mais sendo utilizadas para fraudes sofisticadas.
A integração de Inteligência Artificial visando a prevenção de fraudes começa na identificação dessas técnicas, mas também tem papel importante na antecipação de ameaças. Algoritmos de machine learning podem identificar padrões suspeitos e irregularidade em tempo real, se forem treinados para isso. Após a reconhecimento, eles podem bloquear transações potencialmente falsificadas antes que causem danos significativos. Essa capacidade de prevenção com base em comportamentos passados e dados coloca as empresas à frente dos infratores. Dessa forma, a IA se torna uma aliada crucial para proteger os ativos financeiros e na manutenção da confiança dos clientes.
As possibilidades de integração são variadas e abrangem desde a análise de intenções para detectar ameaças até a autenticação digital de consumidores. As empresas que se adaptarem e inovarem com inteligência artificial sairão na frente, estabelecendo novos padrões de eficiência e segurança no mercado de pagamentos. A era da Inteligência Artificial não é uma questão de escolha, mas de sobrevivência e liderança no setor.
(Fonte: Helessandro Trajano é Gerente de Risco da Entrepay).