A Stanford University publicou recentemente o “Artificial Intelligence Index Report 2023”, documento de 386 páginas que mostra como a inteligência artificial (IA) está mudando o mundo.
Vivaldo José Breternitz (*)
Um dos pontos mais interessantes do documento mostra como diferentes países percebem os avanços tecnológicos, destacando o fato de que mais de 70% dos chineses, sauditas e indianos acreditam que a inteligência artificial traz mais benefícios do que problemas, enquanto apenas 35% dos americanos têm a mesma opinião.
Stanford acredita que essa percepção deriva do conhecimento de que os incidentes relacionados ao uso indevido de inteligência artificial aumentaram 26 vezes entre 2012 e 2022.
O documento também revela que as pessoas com menos de 35 anos acreditam que os produtos e serviços de inteligência artificial facilitam suas vidas; de forma um tanto surpreendente, as famílias de renda mais alta são mais positivas em relação à IA do que as famílias com renda mais baixa.
O documento mostra também que os Estados Unidos e outros países estão tentando legislar sobre IA, e que a Espanha é o país que está à frente nessa área.
Fica cada vez mais claro que inteligência artificial estará cada vez mais presente em nossas vidas, para o bem e para o mal.
(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas.