Vivaldo José Breternitz (*)
O McDonald’s mantém uma unidade para pesquisa de novas tecnologias que podem ser agregadas aos seus restaurantes, o McD Tech Labs. Um de seus principais projetos pretende melhorar o sistema baseado em Inteligência Artificial, o McDonald’s Automated Order Taking, que recebe pedidos por voz, utilizado especialmente pelos clientes atendidos na modalidade drive-thru.
O McDonald’s começou a testar esse sistema em dez restaurantes da área de Chicago em meados deste ano. Embora a rede de fast food tenha constatado que o sistema traz benefícios aos clientes e à operação dos restaurantes, ficou claro que o mesmo necessita de melhorias, pois em cerca de 20% dos casos, funcionários precisam intervir para que os pedidos sejam registrados corretamente.
O portal Restaurant Dive noticiou que, diante desse cenário, e interessado que o sistema seja rapidamente aperfeiçoado e expandido, o McDonald’s está negociando a venda do McD Tech Labs à IBM, por acreditar que a Big Blue pode ser mais rápida para corrigir as falhas existentes e ampliar o sistema, que passaria a atender em diversos idiomas e processar diferentes menus, utilizando como base o Watson, sua plataforma de Inteligência Artificial.
Segundo o portal, o negócio deve ser fechado em dezembro, com o pessoal do McD Tech Labs juntando-se à IBM. Quem não deve estar muito entusiasmado com o assunto, são os funcionários do McDonald’s, pois um sistema como esse certamente tornará menor a necessidade de funcionários nos restaurantes e demissões devem ocorrer.
(*) – É Doutor em Ciências pela USP, é professor do Programa de Mestrado em Computação Aplicada da Universidade Presbiteriana Mackenzie.