67 views 2 mins

Hype: o estilo Ghibli

em Tecnologia
terça-feira, 01 de abril de 2025

Ghibli é o nome de um estúdio japonês de animação que foi fundado em 1985 e é considerado um dos melhores do mundo pela crítica especializada e pelos fãs de cinema.

Vivaldo José Breternitz (*)

Recentemente, desde que o ChatGPT tornou possível gerar imagens no que vem sendo chamado “Estilo Ghibli” o assunto tomou conta da mídia: a criação dessas imagens é possível através da integração da inteligência artificial criada pela OpenAI com sistemas de geração de imagens como o Dall-E.

A nova função gerou um hype, a ponto de os servidores da OpenAi terem dificuldades para atender a todas as solicitações. Logo após o lançamento, a empresa inibiu a geração de imagens baseadas em figuras públicas vivas, preocupado com questões de natureza legal.

O nome do estúdio deriva da palavra italiana “ghibli”, um vento quente do deserto que sopra na Líbia; esse nome também foi dado a um avião militar italiano usado durante a 2ª Guerra Mundial, o Caproni Ca.309.

O estúdio é mundialmente reconhecido por seus filmes, embora também tenha produzido curtas-metragens e colaborado na produção de videogames. Sua estética é muito particular, com animações 2D em um estilo “anime” que usa cores quentes. “Anime” é um estilo de animação típico do Japão.

Um dos filmes mais influentes criados pelo estúdio Ghibli é “A Viagem de Chihiro”, lançado em 2001. O filme arrecadou cerca de 229 milhões de dólares, o que o torna um dos longas-metragens japoneses de maior bilheteria da história. Além disso, ganhou o prêmio Oscar na categoria de melhor filme de animação em 2003.

O estúdio Ghibli ganhou também o Oscar de melhor filme de animação em 2024, com “O Menino e a Garça”.

Como todo hype, o tema logo deve ser esquecido.

(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas – vjnitz@gmail.com.