
Há quarenta anos uma empresa de computadores americana registrou o primeiro domínio web, o Symbolics.com.
Vivaldo José Breternitz (*)
A Symbolics Computer Corporation, uma spin-off do MIT, depositou o seu domínio em 15 de março de 1985. A empresa desenvolveu um software que, entre outras coisas, foi utilizado para criar cenas do filme “Jornada nas Estrelas III – À Procura de Spock”.
A Symbolics escreveu um capítulo fundamental na história da internet, ainda antes do nascimento da World Wide Web em 1991; só mais de uma década depois os domínios se tornariam comuns para empresas e particulares.
Naquele ano de 1985 apenas outros cinco domínios foram registrados; a Apple registrou o seu em fevereiro de 1987 e a Microsoft esperou até 1991.
A internet tem suas origens na Arpanet, um projeto do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, que entrou em operação em 1969 com o objetivo de operar uma rede de comunicações descentralizada e resiliente, capaz de funcionar mesmo em caso de ataques nucleares. Um objetivo secundário era facilitar a comunicação e o compartilhamento de recursos entre pesquisadores em diferentes universidades e laboratórios.
Depois de duas décadas, em 1989, o inglês Tim Berners-Lee, que trabalhava no CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear) em Genebra, Suíça, propôs um sistema de gerenciamento de informações que se tornaria a World Wide Web, em termos práticos, a internet como conhecemos hoje.
Na atualidade, existem cerca de 157 milhões de domínios .com; no Brasil, segundo o NIC.br, existem cerca de 5,3 milhões de domínios “.br”.
(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas – vjnitz@gmail.com.