A partir de dezembro deste ano, contas do Google com mais de dois anos de inatividade poderão ser excluídas. A política se aplicará apenas a Contas do Google pessoais e não afetará contas de organizações como escolas ou empresas, ou contas com assinatura Google One (https://store.google.com/us/category/subscriptions?pli=1&hl=en-US).
A exclusão inclui, além de e-mails e o perfil do Google, o conteúdo do Google Workspace (Gmail, Docs, Drive, Meet, Agenda), YouTube, e Google Fotos.
Antes dessa atualização, vários produtos do Google tinham cronogramas e meios diferentes para declarar qualquer conta inativa. A medida tem como objetivo ampliar a segurança na internet. Contas abandonadas são vulneráveis e, uma vez comprometidas, podem ser usadas por agentes mal intencionados para diversas ações, desde roubo de identidade até disseminação de spam.
Esse é um passo fundamental para garantir que as contas e credenciais do usuário permaneçam seguras em todo o ambiente digital. Mas o Google irá adotar uma abordagem cuidadosa e o processo não será instantâneo e universal. Deve funcionar assim:
Embora a política entre em vigor hoje, ela não afetará imediatamente os usuários com uma conta inativa — a exclusão de contas começa apenas em dezembro de 2023;
Será adotada uma abordagem em fases, começando com contas que foram criadas e nunca mais usadas;
Antes de excluir uma conta, serão enviadas várias notificações ao longo dos meses anteriores à exclusão, tanto para o endereço de e-mail da conta quanto para o e-mail de recuperação (caso tenha sido fornecido).
168 views
2 mins