Como era de se esperar, o Google anunciou que está lançando um concorrente para o ChatGPT, o sistema automatizado de geração de textos da OpenAI que vem conquistando o mundo desde que foi lançado há dois meses.
Vivaldo José Breternitz (*)
O produto será chamado Bard, como informou o CEO do Google Sundar Pichai em seu blog. O Bard será construído sobre a plataforma existente do modelo de linguagem para aplicativos de diálogo (LaMDA) do Google, que a empresa vem desenvolvendo há dois anos.
O Bard procura combinar a amplitude do conhecimento mundial com o poder, a inteligência e a criatividade dos modelos de linguagem do Google, baseando-se em informações da web para fornecer resposta de alta qualidade, disse Pichai.
O produto não será simplesmente aberto na internet como foi o ChatGPT, mas sim será disponibilizado para testes a serem feitos por um grupo seleto de usuários confiáveis, após o que será liberado para outros usuários, ao que parece, paulatinamente.
Com essa estratégia, o Google pretende combinar feedback externo com seus próprios testes, para garantir que as respostas do Bard atendam a padrões de qualidade e segurança;
Pichai compartilhou mais detalhes acerca do que Bard será capaz, durante o evento “Google Presents” que a empresa conduziu em Paris, nesta quarta-feira, 8 de fevereiro.
(*) É Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas.