Ao organizar a carteira de clientes das empresas, sistemas alavancam a produtividade das equipes de vendas
Em um cenário atual de extrema competição é fundamental que as empresas usem as melhores estratégias para cativar os consumidores. Nesse contexto, contar com as principais ferramentas de CRM em seu negócio é a solução ideal para adquirir total visibilidade sobre os clientes, fortalecendo a relação com eles e trazendo a possibilidade de aumentar a fidelidade com a marca. Outro benefício desse sistema envolve a oportunidade de implementar a automação do setor comercial, fator que gera maior economia de tempo e melhor uso dos recursos financeiros para rodar a operação.
Apesar dos benefícios substanciais, no entanto, a escolha do software de CRM adequado é uma tarefa que exige muito cuidado e estudo, uma vez que uma má escolha pode resultar em perda de investimento e de produtividade por conta do tempo despendido para treinamento da equipe.
Visando auxiliar os empresários nesse processo de seleção, listamos os cinco principais CRMs utilizados atualmente pelas empresas brasileiras.
Confira abaixo:
Ploomes
Localizada em São Paulo e com foco em vendas complexas, a Ploomes, empresa especializada em CRM, desenvolveu uma plataforma que centraliza todos os dados da área comercial, oferecendo suporte tecnológico que atende desejos e necessidades dos clientes e auxilia na geração de demanda. Para isso, ele permite a integração nativa com sistemas de ERP. Assim, os vendedores podem focar a atenção em apenas um sistema, ao invés de preencher o CRM e ter que registrar pedidos de vendas no ERP em paralelo. Em relação às suas funcionalidades, ele pode ser dividido em quatro recursos principais: CRM (gestão da carteira de clientes com registros ágeis sobre dados, formulários personalizados e relatórios assertivos), Workflow (definição de fluxo de trabalho automatizado e com permissões diferentes para cada usuário; criação de múltiplos funis de vendas, etc.), CPQ (criação de orçamentos, propostas e contratos com inclusão automática de informações) e Relatórios ( dashboards que permitem que gestores e vendedores visualizem suas metas e resultados de forma rápida e fácil). A contratação também inclui um período de implantação do sistema acompanhada por equipe especializada.
Pipedrive
Esse software de CRM é voltado principalmente às companhias com equipes de venda enxutas. Suas funcionalidades também são pensadas para maior produtividade dos vendedores, oferecendo uma plataforma personalizável e amigável.
Embora o sistema conte com funções presentes em outros players do mercado, o Pipedrive se evidencia pela simplicidade do sistema. Apesar da sede na Estônia, a empresa também conta com suporte em português. É possível usar a plataforma assim que o serviço é contratado, mas sem projeto de implantação, ficando a critério do contratante como a plataforma será configurada.
Salesforce
Uma das pioneiras a aplicar o conceito de CRM a softwares em nuvem, a Salesforce é a opção que conta com maior número de funcionalidades. Por ter maior tempo de mercado, a empresa oferece opções personalizáveis de acordo com as necessidades do contratante. Normalmente grandes companhias preferem utilizar seu sistema, mas a empresa também disponibiliza pacotes básicos para pequenos negócios, com acesso pelo celular e cadastro de produtos.
O grande entrave é o fato da Salesforce não implantar o CRM em outros sistemas de nuvem, sendo necessário integrar no SalesCloud. Ou seja, não é possível, por exemplo, integrar a plataforma com os ERPs que estejam hospedados em outros servidores.
Dynamics 365
O CRM da Microsoft é uma opção para quem busca um sistema que integre com todas as extensões de arquivo do Pacote Office e deseja contar com uma gestão completa de vendas. A plataforma oferece suporte para diversas áreas corporativas, sendo separados em diferentes módulos, como Vendas, Marketing e Financeiro.
O Dynamics 365 possui funcionalidades que podem ser configuradas de acordo com a necessidade de cada perfil empresa. Como a plataforma se integra ao ERP, é possível centralizar as informações em uma única base de dados para melhor visibilidade do negócio. O sistema tem ainda uma plataforma de analytics que reúne todos os dados recolhidos. Esses recursos podem depois serem aproveitados para realização de previsões e projeções de desempenho.
Agendor
Também voltado para pequenas empresas pela sua simplicidade de uso, porém com base em São Paulo, o sistema entra na lista de melhores ferramentas de CRM por disponibilizar a utilização gratuita para dois usuários e com limite de número de empresas, negócios e clientes cadastrados. Caso seja necessário o upgrade, o Agendor disponibiliza o plano Pro – mais completo e adequado para equipes em crescimento.