Já há algum tempo ouve-se falar em robôs sendo testados como barmen e pizzaioli, mas ao que parece, não há casos de uso intensivo dessas máquinas na execução desses trabalhos.
Vivaldo José Breternitz (*)
Talvez agora isso se torne realidade: a Chipotle, uma cadeia que vende comida mexicana em mais de dois mil locais dos Estados Unidos e Europa, anuncia que vai testar um robô em um de seus restaurantes de Fountain Valley, na Califórnia, onde a máquina preparará tortillas.
O robô, chamado Chippy, é fabricado pela Miso Robotics e o feedback de clientes e funcionários ajudará a empresa a decidir sobre sua utilização em outros restaurantes da rede.
Mais tecnologia poderá ser aplicada em outras áreas dos restaurantes Chipotle: está sendo testado um sistema de cozimento baseado em demanda, que usa inteligência artificial para dizer aos funcionários o que e quando cozinhar, com base nas previsões do que será consumido, de forma a garantir que comida recém preparada esteja disponível para atender os clientes rapidamente. Trata-se de um projeto piloto em andamento em oito restaurantes do condado de Orange, Califórnia.
Há também novidades para uso direto pelos clientes: o Chipotle App avisa-os quando seus pedidos estiverem prontos, lembra-os de escanearem seus códigos de cashback e alerta-os caso tenham se dirigido a um local de retirada errado. Essas novidades estão sendo testadas em 73 restaurantes de Cleveland, Ohio.
Esses projetos são oportunos, pois podem vir a acelerar o atendimento, usualmente algo importante para os clientes de fast food. Apesar de poderem vir a diminuir o número de empregados nos restaurantes, elas chegam em um momento em que o varejo americano continua lutando com a escassez de funcionários.
(*) É Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas.