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Erro gera venda de passagens aéreas quase de graça

em Tecnologia
quinta-feira, 27 de abril de 2023

A frequência com que aplicativos precisam ser atualizados pode gerar erros, que por sua vez podem gerar tragédias.

Vivaldo José Breternitz (*)

Recentemente aconteceu mais um desses erros, que se não gerou tragédia, gerou prejuízos: passageiros que compraram passagens da All Nippon Airways (ANA) pagaram por elas preços baixíssimos, para viajar de primeira classe ou executiva.

Pelo menos um passageiro pagou US$ 890 por uma viagem de ida e volta em primeira classe de Jacarta ao Caribe, via Tóquio e Nova York. Essa passagem normalmente custaria cerca de 20 vezes esse valor.

Outras passagens em classe executiva, saindo de Jacarta e indo a Cingapura, Tóquio e Nova York, com volta a Jacarta, que normalmente custariam US$ 10 mil, foram oferecidas no site por US$ 300. Passagens de ida e volta partindo de Jacarta para Honolulu via Tóquio, sairam por US$ 550, quando o preço normal seria US$ 8.200.

A ANA disse que uma falha na atualização de seu site baseado no Vietnã gerou erros de conversão de moedas, dando origem às pechinchas. A empresa não informou quantos passageiros conseguiram comprar passagens mais baratas, antes de o erro ser corrigido.

Em um primeiro momento, a ANA disse que honraria as compras feitas a preços menores, mas informações posteriores dão conta que em breve a empresa tomará uma decisão final sobre o assunto, o que sugere terem sido muitos os casos de compras por valores errados.

Esses contratempos às vezes ocorrem: há cerca de quatro anos, a Cathay Pacific errou duas vezes em questão de semanas, vendendo assentos de primeira classe por um décimo do preço normal. A companhia aérea, que tem sede em Hong Kong, honrou as reservas.

No entanto, às vezes podem acontecer falhas em sentido contrário, como o caso de um passageiro que usou o site da British Airways para comprar passagens para uma viagem de férias com a família e recebeu uma conta de mais de US$ 4 milhões,quando o valor correto estaria ao redor de US$ 20 mil.

A rotina induz ao relaxamento, e a adoção de técnicas para a prevenção de falhas humanas em processos de qualquer tipo é muito importante.

(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas.