Você sabe qual o aplicativo predileto dos brasileiros? O WhatsApp! Segundo uma pesquisa do Instituto QualiBest, 49% dos entrevistados preferem esse meio quando precisam entrar em contato com alguma empresa. Ao juntar o melhor do atendimento automático, uma tendência em crescimento, com a indispensável conexão humana, as corporações desenvolveram uma comunicação ainda mais assertiva. Nesse sentido, descubra como o app pode potencializar diversas vendas!
A importância do WhatsApp para as vendas e suas inúmeras ferramentas
Em um mundo cada vez mais interconectado e com tecnologias sendo compartilhadas a todo instante, considerar os novos canais para implementar uma assistência de qualidade é essencial para quem quer continuar ativo no mercado. Afinal, o comportamento do consumidor tem mudado na mesma velocidade com a qual eles exigem a resolução de suas pendências. Sendo assim, é preciso estar preparado.
Nessa realidade, as redes sociais se tornaram destaque para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). No Brasil, o “zap” é o queridinho entre os cidadãos e a previsão é para isso aumentar ainda mais. De acordo com uma pesquisa da Panorama Mobile, realizada pela Time/Opinion Box, a cada cem smartphones, 99 possuem essa instalação e 93% deste número opera diariamente.
Para corroborar essa popularidade, segundo um estudo da Techcrunch, são mais de 2 bilhões de usuários pelo planeta e em outubro de 2020 foram trocadas mais de 100 bilhões de mensagens por dia. Ou seja, gradativamente o app ganha espaço nos aparelhos e no cotidiano, como uma extensão de nossos afazeres diários.
Por ser prático, acessível e funcional, virou um dos meios de comunicação preferidos no país, principalmente impulsionado pela pandemia, se tornou imprescindível para tratar de assuntos pessoais e profissionais. “Esse sucesso despertou o interesse nas organizações, afinal, é um grande potencial de interação com o consumidor e pode render muitos ganhos se bem utilizado”, afirma Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP.
Isso porque os brasileiros são encontrados, principalmente, on-line. De acordo com um relatório de abril de 2022, produzido pela Hootsuite em parceria com o WeAreSocial, o software está presente em aproximadamente 99% dos dispositivos ativos no país. Consoante a dados de 2021, expostos pelo App Annie, são mais de 4 horas e 48 minutos de uso constante do celular. Esse índice representa um aumento de 30% em relação a 2019. É como se os cidadãos passassem mais de um terço do tempo acordados estando conectados na rede, quando consideramos uma noite de sono de 8 horas.
“Levar todas as estatísticas em consideração é a chave para a inovação dentro dos empreendimentos, pois só conseguimos saber se uma estratégia está dando certo a partir de uma metrificação de acompanhamento. Além disso, é essencial prestar um suporte onde seu cliente mais procura pelo seu serviço”, comenta Sanches. Portanto, desenvolva táticas para também investir nesse meio. Afinal, segundo a consultoria Accenture, 83% dos participantes manuseiam o programa para fazer compras e se relacionar com as organizações.
Como usar o WhatsApp de forma inteligente?
Com a API WhatsApp Business, uma solução da Total IP para tornar a assistência mais completa, é possível destacar diversas aplicabilidades efetivas. Quando o internauta envia uma mensagem, o diálogo pode continuar com um robô dinâmico, coletando informações e, caso necessário, redirecionando com facilidade e agilidade a um operador, para prosseguir com a questão.
É preciso ressaltar: a possibilidade de integrar a sistemas já existentes e metodologias conhecidas no negócio também é um diferencial. “Você pode fazer venda, pós-venda, suporte técnico e resolver vários problemas em um único lugar. Com respostas rápidas, cadastradas com simplicidade, consegue estabelecer um padrão no SAC e oferecer ainda mais qualidade com o retorno imediato”, explica o gerente comercial.
Para resguardar qualquer referência, a API WhatsApp Business segue todas as determinações e regras da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), com segurança nas etapas. Dessa forma, é possível validar um grande volume de informações com confiabilidade, otimizando diversos processos de negociação.
Conheça alguns benefícios de contar com a solução da Total IP:
o API WhatsApp Business!
Para quem pretende escalar nos lucros, aumentar a produtividade e proporcionar a melhor experiência possível ao consumidor, esse mecanismo é o ideal. Pensando nisso, listamos algumas características e benefícios dessa solução. Confira:
Exibir o nome da empresa sem o cliente ter adicionado na lista de contatos;
Utilização de número fixo na conta;
Múltiplos agentes conseguem usar o mesmo número ao mesmo tempo;
Automatização de conversas e interações com chatbots;
Envios massivos de mensagens, alertas ou notificações sem risco de bloqueio;
Integração do app com outros sistemas e canais;
Relatórios para a gestão da operação com histórico de contato, tempo de atendimento e quantidade de clientes respondidos por usuário.
Dessa forma, o gestor consegue acompanhar de perto a árvore de decisões na qual seu empreendimento está exposto. Assim, torna-se mais fácil obter insights e reparar possíveis falhas. Além disso, para ter excelência em todas as operações, é essencial contar com especialistas. A Total IP presta suporte 24 horas em todos os dias da semana. Fale conosco e descubra como a tecnologia é a maior aliada de negócios de sucesso!
(Fonte: Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP).