164 views 2 mins

ECC em contagem regressiva: 61% das empresas ainda não migraram para o SAP S/4HANA

em Tecnologia
terça-feira, 23 de dezembro de 2025

Desde o seu lançamento no início dos anos 2000, o SAP ECC consolidou-se como um dos sistemas de gestão mais utilizados no mundo, chegando a ter centenas de milhares de empresas em sua base de usuários e se tornando a espinha dorsal da transformação digital em grandes corporações. No entanto, a SAP já definiu que o suporte ao ECC se encerra oficialmente em 2027, o que coloca empresas diante de uma decisão estratégica, de migrar para o SAP S/4HANA ou conviver com os riscos de um sistema sem suporte.

De acordo com o relatório da Gartner, publicado neste ano, estima-se que ao final de 2024, 61% dos 35 mil clientes do SAP ECC ainda não haviam adquirido licenças do SAP S/4HANA. A extensão do prazo para 2030, em condições especiais e mediante pagamento de taxas adicionais, não elimina os problemas associados à falta de atualização contínua, riscos de segurança e maior custo de manutenção.
 
“A ausência de atualizações e a pressão por taxas adicionais tornam a permanência no ECC insustentável a médio prazo. É uma escolha que aumenta riscos em segurança de dados, em conformidade regulatória e em competitividade. O SAP S/4HANA, além de representar a evolução natural da SAP, oferece ganhos claros em performance, automação e integração com tecnologias emergentes como inteligência artificial e analytics em tempo real”, afirma Marcel Nakazawa, Head of Product da Mignow, empresa pioneira em atualizações para SAP S/4HANA com inteligência artificial.