
Os fãs de cinema que mantém DVDs com seus filmes prediletos devem checa-los com urgência, especialmente se tiveram sido produzidos pela Warner Bros.
Vivaldo José Breternitz (*)
Centenas de títulos da gigante do entretenimento entre 2006 e 2008 sucumbiram a um fenômeno conhecido há muito tempo, chamado “disc rot” (apodrecimento do disco), uma deterioração de um DVD que resulta em travamentos, falhas ou impossibilidade de reprodução.
DVDs armazenados e manuseados adequadamente não deveriam se deteriorar tão cedo, o que leva a crer terem ocorrido problemas durante a fase de fabricação desses discos.
A empresa reconheceu o problema e está oferecendo substituições — embora não reembolsos — para os discos afetados, ao menos nos Estados Unidos. Mas isso só será possível se o filme ainda estiver em catálogo e se a Warner Bros. ainda tiver direitos sobre o título.
Em uma declaração compartilhada pelo site de cinema JoBlo, a Warner Bros. disse que está “ciente de possíveis problemas que afetam títulos de DVDs fabricados entre 2006 e 2008, e que tem trabalhado ativamente com os consumidores para substituir discos defeituosos”.
A declaração continuou: “sempre que possível, os discos defeituosos serão substituídos pelo mesmo título. No entanto, como alguns dos títulos afetados não estão mais em catálogo ou os direitos expiraram, os consumidores receberão uma troca por um título de valor semelhante. Consumidores com produtos afetados podem entrar em contato com a equipe de suporte ao cliente em whv@wbd.com.”
O problema parece afetar uma ampla gama de títulos, incluindo filmes clássicos como 2001: Uma Odisseia no Espaço, filmes do Superman e séries de TV como Looney Tunes Collections e Batman.
Quem tornou o problema público foi Chris Bumbray, do JoBlo, que disse que, após testar alguns de seus DVDs, viu que eles se transformaram em suportes para copos, bem caros…
(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas – vjnitz@gmail.com.