O especialista em e-commerce, Elvis Gomes, contou alguns segredos
Desde que nasceu a compra online, o perfil do consumidor vem se transformando e o faturamento do e-commerce continua crescendo. As classes A e B, que antes eram o principal público nas compras virtuais, abriram espaço para as classes C e D, que expandiram seus hábitos após o início da pandemia. E os comércios, que antes eram exclusivamente físicos, foram obrigados a passar por adaptações e incluir seus produtos no mundo online para continuar de portas abertas. Um crescimento expressivo tanto na demanda como na procura. Então, o que fazer para estar à frente do mercado e alavancar as vendas? Com mais de 20 anos de experiência, o especialista em e-commerce e apresentador do WorkStars Elvis Gomes (*), separou algumas dicas para impulsionar as vendas neste Dia dos Namorados.
Sempre que uma data especial chega ao calendário do comércio, o consumidor espera por algumas vantagens na hora de comprar o seu presente. Neste momento, oferecer embalagens personalizadas do Dia dos Namorados gratuitamente é uma opção para atrair usuários. “Aquele cliente que precisaria pesquisar ou mesmo incluir no seu carrinho de compras uma embalagem diferenciada, entende como uma facilidade ganhar junto ao seu pedido o pacote de presente”, explicou Elvis.
Mais do que benefícios, o internauta sempre está à procura de agilidade. Por isso, criar uma categoria específica é fundamental para direcionar e atrair o usuário. Lojas virtuais que possuem diversas sessões de produtos podem deixar o cliente perdido durante a navegação e dificultar a compra. Além disso, Elvis Gomes acredita que criar um guia de presentes pode tornar essa categoria ainda mais promissora. “É uma opção de ajuda para aqueles usuários que ficam na dúvida sobre o que comprar e muito eficiente para conquistar vendas, oferecendo diversos tipos de produtos como kits, presentes com mensagens românticas e personalizados”, acrescentou.
Outra ferramenta, tanto para aumentar as vendas e como a divulgação da loja virtual, é fazer parcerias com influenciadores digitais, por meio de ações como: cupons de desconto e gift cards. O site pode tanto criar uma categoria exclusiva do influenciador com produtos selecionados, como oferecer uma porcentagem de desconto em toda a loja usando um cupom exclusivo. Entre as ações de vendas, Elvis também considera importantes as promoções relâmpago. “O brasileiro é um tipo de consumidor movido pelo impulso, então aproveitar essa característica pode alavancar as vendas. Promoções de última hora e com tempo de urgência são ferramentas de bons resultados, onde é possível anunciar a promoção e inserir um contador regressivo marcando em quanto tempo acabará a oferta”, explicou.
E para que todas essas ações tenham êxito é fundamental que a loja virtual esteja preparada para o aumento de fluxo no site, principalmente nos horários de pico. Tanto a equipe interna, como os atendentes do saque, a empresa de transporte e os fornecedores devem estar em alinhamento para que não
ocorram problemas como: a falta de embalagens, o atraso na entrega e o site inoperante. “Hoje em dia o consumidor é muito exigente, por isso, oferecer qualidade e pontualidade são regras básicas para o crescimento da marca”, finalizou Elvis.
(*) É Consultor especialista em E-commerce com mais de 20 anos de experiência. CEO da Painel10 Consultoria E-commerce e Head Off Business Live eCommerce. Vencedor do Prêmio e-Awards 2014 e 2015 – Melhor Geração de Conteúdo – Projeto Hangout E-commerce.