A mídia social se tornou um pilar importante para consolidar uma marca. Um exemplo claro disso é o Instagram, rede com mais de 300 milhões de usuários ativos e que é usada por grandes empresas como uma estratégia de marketing social para atingir clientes. Mas, como usá-lo de maneira efetiva e se destacar?
A especialista em marketing digital Júlia Munhoz explica que para ter um crescimento orgânico nessa rede social é necessário definir alguns pontos. “Não dá para ser mais do mesmo. Por isso, identifique seu nicho de atuação, o perfil dos clientes que quer atingir e o seu diferencial diante de empresas semelhantes e a partir daí aplique estratégias efetivas”, aponta.
Perfil atrativo
Um dos pontos destacados por Júlia é criar um perfil que tenha uma mensagem direta. Dessa forma, os clientes conseguirão identificar e entender o que é o negócio e do que ele trata. “Se empenhe em escrever uma biografia clara e que contenha informações da empresa, como por exemplo, a missão que ela tem no mercado”, orienta.
O nome de usuário também conta. Nada de ponto vírgula ou underline. Ele precisa ser simples e memorável, de forma que o cliente consiga pesquisar e localizar com facilidade.
Por último, é preciso estar atento a foto que será usada na logo. “Tem que ser uma case de impacto e que chame atenção. Use cores vibrantes, letras legíveis e desenhos criativos para compô-la”.
Produzir conteúdo relevante
Cair no erro de postar apenas produtos e serviços no Instagram não é nada atrativo, prejudica o crescimento da marca e não se converte em vendas. “O marketing que funciona é o de gerar valor, ou seja, entregar antes de receber. Por isso, o ideal é dar dicas sobre onde usar o produto, como se aplica, quais os benefícios e fazer tutoriais. Ou seja, criar conteúdo relevante em cima das dores e necessidades dos seus clientes”, orienta Júlia.
Apostar em estratégias de divulgação
Seguidores não caem do céu, por isso é preciso fazer com que eles cheguem até o perfil. “Isso pode ser feito de várias formas, como por exemplo, por meio do marketing de influência, no qual você contrata pessoas da mídia para recomendar o produto”, explica.
Essa divulgação também pode ocorrer por meio de parcerias — se aliar com outras marcas ou pessoas para falar sobre um conteúdo ou produto. Além disso, a especialista em marketing digital aponta que esse ganho de seguidores pode vir de maneira orgânica ao simplesmente, divulgar o conteúdo produzido.