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Data Driven é a melhor maneira de organizar campanhas de mídia on e offline, diz especialista

em Tecnologia
terça-feira, 23 de julho de 2024

Eficiência e a precisão são fundamentais para o sucesso de qualquer campanha de marketing e isso não é uma novidade no mercado. Porém, usar uma estratégia data driven, ou seja, 100% baseada em dados e análises tem se mostrado a melhor maneira de organizar e otimizar campanhas de mídia, tanto online quanto offline. Essa metodologia permite previsões mais eficazes sobre o comportamento do consumidor, segmentação do público-alvo e personalização das experiências dos clientes.
 
Marketing orientado por dados é uma abordagem que utiliza informações detalhadas sobre os clientes para melhorar o desempenho das campanhas. Com base em dados coletados, as empresas podem realizar previsões mais acuradas e obter insights valiosos sobre seus consumidores, permitindo uma segmentação precisa e personalização das interações.
 
“Construir e gerenciar uma estratégia de marketing baseada em dados pode parecer óbvio. Afinal, tomar decisões fundamentadas em evidências é essencial para alocar recursos de forma eficiente. No entanto, muitos ainda focam na análise de dados apenas após a execução da estratégia, ou seja, quando as decisões de investimentos já foram feitas. Para maximizar resultados, é crucial usar dados históricos, projeções e benchmarks desde o início”, afirma Eric Porto, diretor de performance Layer Up.
 
O especialista explica também que o verdadeiro desafio é fazer escolhas inteligentes antecipadamente, mesmo sem a certeza dos resultados da execução, seja para campanhas on ou off. “Em campanhas online, configurar corretamente as métricas no Google Analytics e validar dimensões de análise como a origem do tráfego são etapas essenciais. Para campanhas offline, correlacionar informações de impacto, como tiragem de materiais impressos e audiência de emissoras, com métricas de busca e vendas pode proporcionar uma visão mais clara dos resultados”, complementa Porto.
 
Um exemplo disso, é a implementação de avaliações diárias de objetivos-chave em um cliente SaaS da Layer Up. Essa abordagem elevou em 763% o volume de conversões em cadastros e aumentou a taxa de conversão em vendas em 129,45%, por meio de pequenos testes A/B semanais de discursos.
 
“Existem alguns desafios comuns ao mercado quando falamos deste tipo de estratégia, o primeiro deles é que o time precisa estar preparado para traduzir uma enormidade de análises em pequenas e claras conclusões, evitando usar termos técnicos que necessitam de muita contextualização. Por outro lado, de forma mais operacional, existem os desafios como a coleta e integração de dados de múltiplas fontes, o uso de ferramentas e até o desenvolvimento de habilidades analíticas para conseguir interpretar os dados corretamente conforme eles forem sendo capturados. Outro desafio é evitar a dependência excessiva de dados históricos sem considerar mudanças de mercado ou comportamentais”, esclarece Porto.
 
O uso de dados permite uma análise mais precisa nas interações e ofertas, aumentando a credibilidade e a confiança dos clientes. Além disso, a transparência na utilização de dados, explicando claramente como são coletados e protegidos, reforça a confiança do cliente na segurança de suas informações. Já para agências, ao fornecer insights detalhados e resultados mensuráveis mostra sua capacidade de tomar decisões informadas e otimizar os investimentos dos clientes.
 
Esse e outros temas relacionados ao mundo do data driven serão possíveis de acompanhar no Data Driven Decision Day, também conhecido como DDD, evento que desde 2021 ajuda profissionais a entenderem melhor seus dados e que neste ano trará enfoques de diversas áreas do marketing. Entre os palestrantes e painelistas estão lideranças de empresas como Google, Vivo, RD Station, WMcCann, Almap e Rock Content, além de personalidades do setor como Galileu Nogueira, Gabriel Costa e Beatriz Guarezi.