O Big Data é um conjunto de dados variados que são aproveitados com o auxílio de ferramentas e métodos específicos
Esta grande quantidade de informações contribui para o aumento da produtividade do negócio, ajuda a tomar decisões mais assertivas, entre outros benefícios. Porém, apesar de ser algo conhecido no mercado, o uso ainda possui mitos.
Segundo Armindo Sgorlon, CEO da SGA TI em Nuvem, empresa especializada em soluções de tecnologia em nuvem, conforme novas inovações vão surgindo, várias especulações também aparecem. “Existem diversos mitos sobre o real alcance e funcionamento do Big Data, ocasionados pela falta de informação. Por isso, é importante que companhias acessem a maior quantidade possível de informações de qualidade sobre este conjunto de dados que é atualmente tão importante”, diz.
Conheça três mitos comuns sobre o uso do Big Data, listados pelo CEO:
1 – O algoritmo resolve tudo sozinho
Qualquer estratégia de Big Data exige o trabalho de analistas humanos, por mais eficientes que sejam os algoritmos. “O time que cuida dos dados, sempre precisará de um olhar atento, principalmente, porque estes precisam ser interpretados. É importante destacar que a tecnologia é uma aliada e não uma ameaça aos profissionais”, afirma Sgorlon.
2 – Está muito cedo para implementar o Big Data no negócio
É essencial refletir constantemente de forma analítica as necessidades de cada negócio. “As empresas que acreditam ser muito cedo para implementarem o Big Data precisam analisar qual a tendência em relação a adoção dessa tecnologia no mercado em que estão inseridas, e ao avaliarem as demandas internas, pensarem como a solução poderá impulsionar os resultados. Ao resolverem que está na hora de adotarem o Big Data, devem criar estratégias articuladas e contar com um parceiro qualificado para sugerir os caminhos mais eficazes”, explica o CEO da SGA TI em Nuvem.
3 – A empresa não tem know-how necessário para adotar essa tecnologia
Para que as empresas consigam tirar o melhor proveito do Big Data, é importante que possam contar com a ajuda de profissionais qualificados e companhias especializadas em implementar essa solução, pois esta tem nuances e particularidades que só quem manuseia com frequência conhece. “Os serviços de TI de forma geral, estão cada vez mais complexos, exigindo especializações, dessa forma, é natural a necessidade do uso de serviços externos”, reforça Sgorlon.
Por fim, é possível concluir que a tendência é que o Big Data continue ganhando espaço no mercado, e assim, negócios precisam ter claros os mitos e benefícios que rodeiam a tecnologia para aproveitarem o melhor que ela tem a oferecer.