É cada dia mais acessível construir um site e começar a presença online de um negócio, mas é necessário ir além, criando e ampliando a atuação na internet com consistência. Pelo menos é o que afirma Ricardo Melo, vice-presidente de Marketing da HostGator Américas, que trabalha há dez anos no desenvolvimento de planos estratégicos da área, focados no aumento de notoriedade, vendas e retenção nos e-commerce. Segundo ele, é importante olhar cada parte envolvida no processo do e-commerce e garantir que elas suportam o crescimento das partes anteriores. A chave, portanto, é a interdependência dos elementos do negócio, como marketing, atendimento e divulgação. Veja cinco meios de como transformar um site em vendas de fato:
Aprenda técnicas de SEO e Marketing Digital
Quem tem um site para vender produtos ou serviços sempre quer aparecer como a principal alternativa em mecanismos de busca da internet, como o Google, o principal buscador no Brasil. O chamado SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas de otimização para tráfego orgânico e é ele que ajuda a posicionar um site no topo dos resultados de pesquisa, sem custos adicionais com anúncios. Para botar a estratégia em prática, o primeiro passo é garantir que o site não tenha problemas técnicos que o impeçam de aparecer entre os melhores resultados, assim como produzir bons conteúdos nas páginas, com informações úteis e que ofereçam respostas aos usuários. “O caminho é pensar em como os clientes fariam pesquisas no Google, caso quisessem encontrar soluções como a sua, e usar essas palavras-chaves para criar os conteúdos”, resume Melo.
Porém, dependendo do grau de maturidade do negócio, adquirir tráfego por outros canais ou aumentar o investimento nos canais atuais pode causar uma sobrecarga na equipe de marketing à medida que as vendas aumentam. Caso haja viabilidade, um caminho é buscar apoio em agências externas para expandir e gerir canais ou até mesmo investir em soluções que automatizam parte das atividades operacionais da área.
Invista no atendimento ao cliente em todas as etapas
Junto às vendas sempre encontramos o atendimento. Ele está presente em todas as etapas do e-commerce: seja um cliente que nem comprou ainda e é desconhecido pela empresa, mas está com dúvidas para fechar realmente o pedido; ou um cliente da casa, que quer entender se pode trocar a forma de pagamento, cancelar o pedido, mudar o endereço de entrega ou outras diversas opções.
Uma maneira para diminuir essa demanda é investir em uma tecnologia que resolva problemas comuns de maneira automatizada, mesmo em chat, e-mail ou telefone, mas a forma mais comum e barata é usar a comunicação proativa, no canal preferido pelo cliente, para informar a situação do pedido ou qualquer outro problema. De preferência, também deve-se incluir opções para que o cliente resolva o problema sem precisar de algum canal assistido — já que a regra é simples e proporcional: para vender mais é preciso oferecer um bom atendimento e, quanto maiores as vendas, mais chamadas de atendimento surgirão. Os canais não assistidos, como FAQs (área destinada às listas de perguntas frequentes) ou chatbots, têm a facilidade de suportar aumentos de demanda. Por outro lado, canais assistidos, como chat, e-mail e principalmente telefone, têm uma dificuldade de expansão por demandarem que pessoas estejam do outro lado para a resolução dos problemas.
Adote ferramentas para assegurar a conversão de visitantes em clientes
Preocupar-se com a taxa de conversão do site é fundamental para sobreviver na internet. Significa assegurar que os visitantes se “convertam” em clientes da empresa. Se o seu site tem baixo poder de conversão, seu custo de aquisição de clientes é maior que o dos concorrentes. Por isso, terá de vender mais caro, ter margem de lucro menor e reduzir sua capacidade de reinvestir para crescer. “Uma dica é usar ferramentas como o Google Analytics para entender por quais páginas as pessoas entram no site e por onde saem. Outra é fazer entrevistas periódicas com clientes e com quem mais represente o público-alvo, procurando entender como criar um site eficiente”, diz Melo.
Invista em divulgação nas redes sociais
Uma das melhores formas de aumentar o tráfego para seu site é usar as redes sociais para promover seus produtos e serviços. O Twitter, por exemplo, é ideal para mensagens rápidas e links. Já o LinkedIn atende empresas B2B e o público corporativo. Se a divulgação da empresa se estrutura no poder da imagem, como é o caso da indústria cosmética, gastronômica e da moda, por exemplo, o Instagram ou o Pinterest são as melhores plataformas para investir. “Usar as redes sociais de forma estratégica pode ser um meio de criar um vínculo com a sua persona, informar seu público, agregar valor e dar autoridade à marca, encorajando seu potencial cliente a ter em mente a sua empresa na hora de fechar negócio”, completa Melo.
Aposte em educação contínua
Pela volatilidade e dinâmica do ambiente online, estratégias mudam a toda hora. O que funcionava ontem pode não performar tão bem quanto antes hoje, já que novas facilidades são constantemente lançadas, impactando diretamente em como se vende e se mantêm as vendas no digital. Um passo importante para quem deseja iniciar um negócio na internet, independente do nível de experiência no segmento, é investir em educação contínua. “Temas como estrutura do e-commerce, construção de marca, identidade visual, canais de venda e marketing digital estão disponíveis em diversos cursos online. Por exemplo, na assinatura mensal do HostGator Academy, iniciativa da HostGator, é possível acesso aos conteúdos de de forma online, de qualquer lugar, sendo uma excelente solução para o dia a dia de quem empreende online”, explica Melo.